Nos dias 8 e 9/11 a Assessoria de Governança Regional (AGR) da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena (SRS) promoveu uma capacitação sobre os instrumentos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o sistema de informação DigiSUS para profissionais dos municípios da região. O evento foi realizado em parceria com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSEMS-MG e com a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, e a programação contou com as partes de teoria e prática sobre a alimentação do sistema.

Ao iniciar o evento, o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares, destacou a importância dessa capacitação, inclusive para o aprendizado de gestores recém empossados e para os já antigos poderem trazer suas experiências vivenciadas nos municípios: “A ideia dessa capacitação é que vocês explorem muito todo esse processo, que é o que vai fazer diferença e dar segurança para vocês fazerem o que planejam e o que a população precisa que seja feito”, pontuou. Ainda durante a abertura do evento, o presidente do COSEMS-MG Regional, Denilson Hermes, afirmou que é também “uma oportunidade para que esse sistema se aperfeiçoe cada vez mais nos municípios”, complementou.

O sistema de informação DigiSUS é uma plataforma digital, que tem por objetivo possibilitar aos gestores do SUS, o registro de dados do Plano de Saúde (PS) e da Programação Anual de Saúde (PAS), bem como a elaboração e o envio do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) e do Relatório Anual de Gestão (RAG) para apreciação do conselho de saúde. “Dito isto, destaca-se a importância de capacitações envolvendo estes processos de gestão do SUS”, explicou o Coordenador da AGR da SRS Barbacena, Evaldo Sales. Os instrumentos de gestão são os mecanismos que garantem o funcionamento do SUS em todos os seus níveis de atenção. A gestão do SUS é de responsabilidade de todos os entes federados: União, estados e Distrito Federal (DF) e municípios, que, por meio de seus órgãos gestores, utilizam vários instrumentos de gestão, objetivando garantir e aperfeiçoar o funcionamento do sistema de saúde.

Créditos: Priscila Rezende

Segundo a referência em DigiSUS da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Roberta Borges: “o objetivo da capacitação é conscientizar os gestores, técnicos e conselheiros sobre a importância dos instrumentos de planejamento, tanto em fazer quanto manter o sistema DigiSus alimentado, para não haver problemas futuros, como auditorias de tribunais de contas e Ministério Público. Sabemos que vários gestores já têm os instrumentos, só que não colocaram ainda no sistema. Então, buscamos conscientizá-los da importância tanto de fazer, quanto de manter o sistema alimentado. Na parte teórica falamos dos sistemas e a prática demonstramos aos municípios como acessar o sistema DigiSus para construir exemplos de um plano, uma programação anual e relatórios”, explicou.

Ainda sobre a capacitação, a assessora técnica do COSEMS-MG, Ethiara Vieira, afirmou que esse momento com os representantes dos municípios auxilia no diagnóstico e aperfeiçoamento dos sistemas: “eu tenho pedido para as regiões dizerem para a gente qual é a dificuldade de colocar os instrumentos no sistema, porque a gente sabe que os municípios têm os instrumentos, mas muitas vezes não estão no DigiSUS, então buscamos saber o que acontece para não estar. É um questionamento que a gente faz até pra vermos como podemos ajudar”, finalizou.

Por Priscila Rezende