A Gerência Regional de Saúde de Januária, nos dias 7 e 8 de novembro, realizou capacitação em surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). Foram convidados para a condução do referido treinamento, os responsáveis técnicos da equipe de Vigilância em Saúde do Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e representantes da Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

Participaram da capacitação referências técnicas das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária  e Atenção Primária dos municípios da área de jurisdição da regional.

08.11.2023-Januária-capacitação-DTHA

Entre os temas, foram abordados a importância da notificação imediata; o processo de investigação iniciado no momento oportuno; a articulação e definição das ações pelos membros das diferentes equipes envolvidas no processo investigatório; a intervenção oportuna visando a prevenção e o controle de possíveis outros surtos de origem hídrica e/ou alimentar.

Para Michelle Souza, referência técnica da Vigilância Epidemiológica da SES-MG, “a ação integrada das Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária é extremamente importante para o monitoramento dos casos e prevenção dos surtos de DTHA, além de evitar a ocorrência de casos graves e óbitos”.

Rogério Aquino, fiscal sanitário do município de Japonvar, pontuou que “a capacitação é importante para mais agilidade nas investigações, minimizando impactos da população atingida pelo surto”.

Por Flávia Malta - Foto: Daniel - Fiscal Sanitário de Lontra