A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou no dia 07/11, no auditório Gilberto Campos de Oliveira, um treinamento voltado para a Avaliação Neurológica Simplificada (ANS) da hanseníase. O objetivo foi o de sensibilizar e capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para realizar a ANS no diagnóstico, durante o tratamento e cura da hanseníase.

Em 2023, o Ministério da Saúde (MS) definiu que todo caso novo de hanseníase notificado com Grau de Incapacidade Física 2 (GIF2) deverá ser investigado no prazo de 60 dias, acompanhado de uma segunda avaliação de um profissional com maior experiência. Os dados da investigação são lançados no Sistema de Investigação do Grau 2 de Incapacidade Física (GIF2), sistema on-line, onde será confirmado ou descartado o GIF2.

As categorias profissionais convidadas foram fisioterapia e enfermagem, um profissional de cada categoria, dos municípios de Pedra Azul, Cachoeira do Pajeú, Águas Vermelhas, Divisa Alegre e Divisópolis, da microrregião de Saúde de Pedra Azul e Medina, da microrregião de Saúde de Itaobim. Os profissionais convidados trabalham na assistência e serão multiplicadores para as equipes dos seus municípios.

08.11.2023-Pedra-Azul-Capacitação-Hanseníase

O treinamento foi coordenado pela referência técnica de Hanseníase da GRS Pedra Azul, Maria da Glória Botelho Reyna, e ministrado pelo fisioterapeuta, monitor e funcionário da GRS Pedra Azul, Frederico Lúcio Carvalho. O treinamento teve duração de 8 horas, com teoria e prática, inclusive com avaliação de paciente.

Segundo Maria da Glória Botelho Reyna, a qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) é essencial para buscar a eficiência, a integralidade e a longitudinalidade na linha do cuidado para a hanseníase, agravo de  relevância regional, estadual e nacional. “É importante sensibilizar os municípios, disponibilizar capacitações técnicas, insumos, divulgação de sinais e sintomas para que o diagnóstico seja precoce e as fontes de infecção reduzidas”, avaliou.

Para o fisioterapeuta e referência técnica da Regulação da GRS Pedra Azul, Frederico Lúcio de Carvalho, o treinamento foi um momento importante para trazer atualização e conhecimento aos profissionais de saúde. “Sabemos que a hanseníase é uma doença negligenciada pelos vários atores do SUS e a educação permanente dos profissionais tem um papel importante na nossa regional de saúde", destacou Frederico Carvalho.

Por Allan Gomes Campos / Foto: Thaiane Rocha