No dia 7 de novembro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, realizou a 1ª Reunião Extraordinária das Comissões Intergestores Bipartites (CIBs) microrregionais compartilhadas, que englobam os municípios de João Pinheiro, Patos de Minas e São Gotardo. A reunião foi por videoconferência, e teve o objetivo de discutir e dar ciência aos participantes dos projetos cadastrados por essas localidades, relacionados ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Ministério da Saúde.

Reunião Online CIB Extraordinária - Foto: Pedro Lucas

Durante a reunião, os municípios de cada microrregião apresentaram suas inscrições e propostas para fortalecer a rede de saúde no território.

As propostas se concentraram principalmente em unidades de saúde de atenção psicossocial. Aqui estão os principais destaques das inscrições para construção:

Microrregião de Saúde de João Pinheiro:

- Os municípios de João Pinheiro e Brasilândia se inscreveram para implementação de CAPS I, fortalecendo a atenção psicossocial na região.

Microrregião  de Saúde de Patos de Minas:

- Lagoa Formosa se inscreveu para implementar seu CAPS i.

- Varjão de Minas, Presidente Olegário e São Gonçalo do Abaeté apresentaram propostas de CAPS I.

- Patos de Minas apresentou projetos para o CAPS i e para a criação de uma Policlínica Regional, que ampliará o acesso aos serviços de saúde na região.

Microrregião  de Saúde de São Gotardo:

- O município de Carmo do Paranaíba se inscreveu para o CAPS AD e o CAPS i.

- Rio Paranaíba apresentou uma proposta para o CAPS I.

- São Gotardo propôs projetos para o CAPS I e o CAPS II.

Para Noemi Portilho, assessora de Governança da SRS Patos de Minas, “a apresentação das propostas representa um passo significativo no fortalecimento das redes de atenção à saúde na região”. Segundo ela, se todas as propostas cadastradas durante a reunião extraordinária forem aprovadas, espera-se um impacto extremamente positivo na implementação das redes assistenciais nos municípios envolvidos.

O Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Ministério da Saúde é uma iniciativa que visa aprimorar a infraestrutura de saúde e ampliar o acesso a serviços de qualidade em todo o país. A apresentação dessas propostas é um sinal claro do comprometimento das microrregiões de João Pinheiro, Patos de Minas e São Gotardo em promover o crescimento e o fortalecimento da saúde em suas respectivas regiões.

Este esforço conjunto promete trazer benefícios significativos para a população local, fortalecendo a assistência à saúde e melhorando a qualidade de vida. A partir desta reunião, abre-se um novo capítulo de colaboração e desenvolvimento na área da saúde em toda a região.

CAPS: serviços de Saúde Mental no SUS para diversas necessidades

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde comunitários do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao tratamento de transtornos mentais. Eles variam em tipos, com critérios de implantação baseados na população local e na realidade da comunidade.

Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infantojuvenil (CAPS i). A escolha do tipo de CAPS é feita segundo a realidade de cada município, e para sua implantação deve-se primeiro observar o critério populacional:

- Municípios até 20.000 habitantes – rede básica com ações de saúde mental;

- Municípios entre 20.000 e 70.000 habitantes – CAPS I e rede básica com ações de saúde mental;

- Municípios entre 70.000 e 200.000 habitantes – CAPS II, CAPS ad e rede básica com ações de saúde mental;

- Municípios com mais de 200.000 habitantes – CAPS II, CAPS III, CAPSad, CAPSi e rede básica com ações de saúde mental e capacitação do SAMU.

Por Pedro Lucas