Foi realizada em Governador Valadares, no dia 7 de novembro, a Oficina de Revisão do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência (PAR da RUE) da Macrorregião Leste. A iniciativa reuniu membros do Comitê de Urgência e Emergência, incluindo o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), hospitais prestadores, gestores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da região (Cosems Regional) e a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), do nível central, e da regional da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares.

O evento teve como objetivo a análise do contexto epidemiológico do território, a identificação de vazios assistenciais e a discussão de propostas para aprimorar os serviços de urgência e emergência na macrorregião de Saúde Leste. Todos os componentes da rede de saúde, desde a Atenção Primária à Saúde (APS) até a Atenção Hospitalar, incluindo o atendimento pré-hospitalar prestado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu), foram minuciosamente debatidos à luz das diretrizes estabelecidas pela legislação federal e estadual. A oficina reuniu profissionais de diferentes setores da saúde, sobretudo a área técnica de Atenção à Saúde, para discutir estratégias de melhoria nos serviços de urgência e emergência.

07.11.2023-Governador-Valadares-oficina-urgência-e-emergência1

Para o superintendente Regional de Saúde, Rômulo Gusmão, “a Rede de Urgência e Emergência (RUE) é, talvez, um dos nossos maiores desafios, pelos resultados que precisamos entregar; pelo seu porte e complexidade. Nesse sentido, e tendo em vista a diversidade de instituições e atores que a RUE envolve, precisamos, o quanto for possível, dispor de instrumentos sistematizados que favoreçam sua organização e governança”. O superintendente observa ainda que “nesse sentido, a agenda de hoje, de revisão do PAR, foi essencial, pois ordena, com base em parâmetros de legislação, de contexto epidemiológico de capacidade instalada, o exercício que o Comitê da RUE deve perseguir, para falarmos de efetiva entrega de valor ao cidadão leste mineiro”.

Carolina Laviola, do Centro de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Governador Valadares, destaca que “a Oficina Macrorregional do Plano de Ação Regional de Urgência e Emergência ocorreu para pactuarmos as possíveis propostas dos pontos de atenção de urgência e emergência da macro Leste. Contou com importante participação e representatividade dos municípios, prestadores e membros do comitê, além de técnicos do nível regional e central da SES-MG, fortalecendo a rede assistencial da macrorregião Leste. Através desse instrumento, o Ministério da Saúde (MS) viabilizará investimentos na nossa região para a implantação de novos serviços e ampliação daqueles já existentes”.

07.11.2023-Governador-Valadares-oficina-urgência-e-emergência2

Essa ação faz parte das prioridades estratégicas da SES-MG, visando a efetivação da Rede de Urgência e Emergência na região e da Atenção Hospitalar, no âmbito do Programa Valora Minas. Além disso, busca fortalecer a Atenção Primária, que desempenha um papel fundamental no complexo de serviços desse arranjo organizativo. Também se espera a ampliação da oferta de serviços de urgência e emergência na macrorregião Leste. Isso terá um impacto direto no acesso da população a um atendimento integral e de qualidade, garantindo tempos de resposta adequados para assegurar a sobrevida dos pacientes em situações críticas.

A ação reforça o compromisso do Governo de Minas Gerais em garantir um atendimento de qualidade aos cidadãos da macrorregião Leste, superando desafios e fragilidades estruturais na oferta de serviços hospitalares e promovendo uma rede de saúde mais eficaz e acessível.

Por Glenda Corteleti