Com investimento de R$ 1,6 milhão do Governo de Minas, por meio da política Valora Minas, foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, um novo tomógrafo no Complexo de Saúde São João de Deus, localizado em Divinópolis. O equipamento, possibilitará a realização de até 1500 exames mensais, beneficiará cerca de 1 milhão e 300 mil habitantes da macrorregião Oeste.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a verba para o tomógrafo foi recurso do Governo de Minas, que está investindo em equipamentos em todo território mineiro. O secretário ressalta que “em todo o estado, são mais de 100 tomógrafos para os principais hospitais. Aqui em Divinópolis, o Hospital São João de Deus está inaugurando um novo tomógrafo de altíssima qualidade”.

O tomógrafo computadorizado possibilitará atender a pacientes internados e ambulatoriais, proporcionando a realização dos exames em prazos mais curtos, sem necessidade de deslocamento para outras unidades assistenciais. Um outro benefício é a agilidade, pois o diagnóstico em tempo hábil é fundamental para a eficiência do tratamento.

Hospital São João de Deus conta com novo tomógrafo adquiridos com recursos de SES-MG

A secretária adjunta de Governo de Minas Gerais, Mila Batista Corrêa da Costa, destacou que o hospital está bem estruturado, o que mostra que está sendo bem gerido. “Anteriormente havia dificuldades financeiras estruturais e o parque tecnológico estava defasado. Foi muito bom ver o hospital restaurado numa parceria da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado”, destacou.

Para o diretor executivo do Complexo de Saúde São João de Deus, André Waller, os recursos aplicados pelo Estado no município e no hospital têm dado resultados. “Os investimentos na saúde que o estado tem feito em Minas Gerais têm apresentado bons resultados, possibilitando melhoria na qualidade de vida da população que necessita do serviço”, pontuou o diretor.

O programa de incentivo financeiro para a realização de cirurgias eletivas Opera Mais, Minas Gerais é outro foco importante de destinação de recursos da saúde no estado. Entre dezembro de 2021 e setembro de 2023 foram investidos cerca de R$ 29.550.876,29 na macrorregião de Saúde Oeste.

A consultora do hospital, Elis Regina, destacou a importância da visita à instituição e os avanços que Minas tem conquistado na saúde pública. “Os avanços na saúde têm sido significativos. O dinheiro que se investe neste hospital, é aplicado com muita seriedade. Temos feito muitas cirurgias eletivas pelo programa Opera Mais, Minas Gerais e somos referência para a macrorregião de Saúde Oeste”, disse Elis Regina.

Segundo a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, o governo tem se destacado por trazer bons investimentos para a área da saúde e, assim, poder atender melhor a população. No entanto, ela destaca a necessidade de hospitais resolutivos. “Precisamos de hospitais resolutivos para poder disponibilizar o hospital São João (CSJD) para casos mais complexos”, reforçou a vice-prefeita.

Atenção primário e consórcio

Em relação à Atenção Primária à Saúde (APS), de acordo com o secretário Fábio Baccheretti, “a gente não pode tratar só a doença. A atenção primária é fundamental. Nossa meta é 100% de cobertura de atenção primária. Era cerca de 40% em Divinópolis. Já estamos em cerca de 80% e vamos chegar a 100% com as novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já temos aí 3 novas UBSs, uma já com a obra acontecendo e as outras duas em processo de licitação”. Baccheretit visitou os canteiros de obra das Unidades Básicas de Saúde Jardinópolis e Danilo Passos.

Visita ao canteiro de obras de duas novas Unidades Básicas de Saúde

O secretário esteve presente também na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica (CISVI) para participar da entrega de um endoscópio  pago com recursos provenientes de emendas. O secretário ressaltou também os recursos destinados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para a aquisição de 12 veículos, que vão renovar a frota pelo Transporta SUS, e também de 2 vacimóveis, que serão adquiridos com recursos repassados para o consórcio CISVI.