A Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu, nesta segunda-feira (30/10), o diretor de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis (DPNI/SVSA/MS), do Ministério da Saúde (MS), Eder Gatti, junto da coordenadora-Geral de Gestão de Insumos, Thayssa Victer. A visita do MS, grande parceiro da Funed, é uma forma de estreitar laços entre dois órgãos fundamentais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Crédito: Divulgação

Eder Gatti cumpriu agenda em Belo Horizonte, de 29 a 30 de outubro, para acompanhar, entre outros compromissos, o Lançamento das Ações de Multivacinação no estado de Minas Gerais. Na agenda de visita à capital mineira, estava também o encontro com o presidente da Funed, Felipe Attiê, que aconteceu no início da tarde na instituição.

Para Eder Gatti, foi muito importante conhecer a estrutura da Funed que, segundo ele, é essencial para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). “A Funed fornece vacinas contra a meningite, uma doença que ainda circula na nossa população, causa muitas mortes e deixa sequelas. É uma doença que tem impacto social muito grande. Então, a Fundação exerce um papel fundamental para o Programa Nacional e para o SUS. Estar aqui é muito importante para estreitar laços com a instituição”, afirmou.

A produção de soros da Fundação – paralisada há quase sete anos e que tem previsão de retomada no segundo semestre de 2024 – foi outro tema abordado pelo diretor do PNI. De acordo com ele, há grande expectativa de que a Funed retome com a produção de soros, ao passo que existe uma demanda reprimida do antídoto no Brasil. “A gente precisa ampliar a produção no país e a Funed tem muito a contribuir nesse sentido”, ponderou.

Visita aos espaços da Funed

Eder Gatti e Thayssa Victer visitaram a unidade fabril V (fábrica de biológicos) e as câmaras frias onde já estão armazenadas, desde setembro, as vacinas da meningite C que aguardam somente a assinatura do contrato com o Ministério da Saúde para serem liberadas e distribuídas em todo país.

O presidente da Funed, Felipe Attiê, reforçou a importância de receber o MS.  “Servimos o PNI já faz muito tempo e queremos estreitar laços com o Ministério da Saúde para servir cada vez melhor na produção de vacinas e outros produtos. Para a Funed, esse encontro significou ainda o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo, com todos os servidores, para melhorar nossos processos, produtos e para avançarmos de forma consistente na ajuda ao SUS”, finalizou.

Por Assessoria Funed