A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) concluiu no dia 26 de outubro, a realização em Montes Claros do curso de “Boas Práticas de Dispensação e Manipulação de Medicamentos”. O evento, realizado no auditório das Faculdades Funorte, foi direcionado a fiscais sanitários municipais responsáveis por realizar inspeções em farmácias e drogarias; inspetores das vigilâncias sanitárias das Unidades Regionais da SES-MG de Diamantina, Januária, Pedra Azul, Pirapora e de Sete Lagoas.

Com duração de três dias a capacitação contou com a participação do Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde(SRS) de Montes Claros, da Coordenadoria de Ações Descentralizadas em Medicamentos e da Diretoria de Vigilância de Medicamentos e Congêneres (DVMC) da SES-MG. Os trabalhos foram condzidos pelo diretor da DVMC, Alessandro de Souza Melo e por Ailton Robson Coelho, coordenador de ações descentralizadas de medicamentos da SES-MG.

26.10.2023.Montes-Claros-curso medicamentos

“A realização do curso significa fortalecer ainda mais as vigilâncias municipais, trabalhando pela padronização dos processos de fiscalização, da condução, da inspeção e da avaliação dos riscos sanitários que são encontrados nos estabelecimentos de dispensação e manipulação de medicamentos. Esse trabalho visa a uniformização das ações da vigilância sanitária, além de propiciar que a condução das fiscalizações seja a mais fidedigna possível com a legislação vigente”, explica Alessandro Melo.

Parte do curso foi desenvolvida em ambiente virtual, e nesse segundo momento, com atividades práticas de dispensação e manipulação em farmácias e drogarias, a capacitação objetiva consolidar o aprendizado teórico e capacitar os inspetores quanto a realização da inspeção sanitária nos mais diversos tipos de estabelecimentos.

As oficinas presenciais são atividades práticas. Os participantes preenchem um relatório de inspeção de drogaria, classificam e pontuam as não conformidades, apontando o grau de risco. Posteriormente, os profissionais definem se o estabelecimento está ou não em situação satisfatória e a validade do alvará sanitário.

Ainda durante o curso foram ministradas palestras expositivas e atividade prática envolvendo as principais situações encontradas em inspeções de farmácias e drogarias.

Por Pedro Ricardo / Foto: SRS Montes Claros