As Unidades Regionais de Saúde (URS) de Teófilo Otoni e de Governador Valadares promoveram, no dia 24/10, no auditório da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Teófilo Otoni, o seminário “Organização do componente municipal de Auditoria do Sistema Único de Saúde”, com o objetivo de sensibilizar os gestores de saúde sobre a importância da implantação da auditoria do SUS no município, fortalecendo o seu complexo regulatório, e também repassar orientações sobre o componente municipal do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS.

A auditoria do SUS é estabelecida por meio do SNA, que por sua vez é organizado para funcionar em todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal). O auditor chefe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Alex Rodrigues do Nascimento, palestrante do evento, explicou que o ideal seria cada município ter um setor de auditoria para fazer suas avaliações internas sem depender do estado e do Ministério da Saúde (MS). “Entendemos a auditoria como um apoio à governança da saúde, cuja finalidade é indicar os pontos fortes e aqueles que podem ser melhorados no âmbito do sistema público de saúde, para que a assistência ofertada ao usuário seja mais adequada e com maior qualidade”, ressaltou Alex.

O superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Leonardo Figueredo, destacou ser esse o primeiro seminário realizado nas macrorregiões de saúde Leste e Nordeste sobre a temática. “O incentivo à implantação da auditoria do SUS no município é um movimento que ocorre em todo o estado de Minas Gerais, com o apoio da SES-MG”, pontuou Leonardo. Cerca de 70 pessoas participaram do evento.

24.10.2023. Teófilo-Otoni-auditoria-SUS2

Auditoria do SUS, o que é?

Auditoria é um processo de avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS), focado na qualidade da atenção prestada ao usuário, em todos os níveis (desde a atenção primária à terciária) e na aplicação adequada dos recursos financeiros destinados à saúde pública. Todos os órgãos do SUS, Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e prestadores (sejam eles públicos ou privados, contratados pelo SUS), são passíveis de ser objeto da auditoria.

Para Alex Rodrigues, o principal desafio para a implantação da auditoria do SUS no município é a captação de recursos financeiros e humanos necessários para atender essa finalidade. “Isso também reflete a realidade do estado. Temos hoje a metade de auditores que existiam há tempos”, declarou.

Por Déborah Ramos Goecking