Nos dias 18 e 19 de outubro, a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), em Governador Valadares, foi palco do II Encontro Gerencial de Hospitais da Macro Leste. O evento reuniu mais de 150 gestores hospitalares da região, abrindo espaço para discussões vitais sobre a atual política de saúde implementada no estado.

A macrorregião de Saúde Leste, que compreende uma vasta rede de atenção hospitalar, caracterizada por serviços de média e alta complexidade, unidos a cerca de 200 equipes de Saúde da Família, atende a aproximadamente 700 mil usuários. Com isso, o encontro se revelou essencial para a contínua evolução do sistema de saúde na região.

A motivação principal para o evento residia na necessidade de manter todos os gestores atualizados sobre as mudanças ocorridas no Programa Valora Minas, especificamente nos módulos Cirurgias Eletivas: Opera Mais Minas Gerais e Valor em Saúde.

25.10.2023-Governador-Valadares 2

No evento, foram apresentados os novos regramentos da política, além de discussões e esclarecimentos que ajudarão a aprimorar o atendimento de saúde na macrorregião de Saúde Leste. A abordagem técnica abrangeu áreas como a Comissão de Regulação Hospitalar (CREG) e a Central de Atendimento à Saúde (CAS), refletindo o compromisso de enfrentar os desafios e explorar as oportunidades para proporcionar um cuidado integral e de qualidade a todos os usuários da região.

Fernanda Braga, participante do evento da cidade de Peçanha, afirma que “o evento é muito importante para nós, entidades prestadoras de serviço, porque precisamos estar preparados para as mudanças de modo a oferecermos excelência para a nossa população e a população vizinha”.

Para o gestor hospitalar Leonardo Vilarino, de Mantena, “o encontro foi muito proveitoso. É bom trocar experiências com outros colegas e outros municípios, trazer sua realidade para dentro da macrorregião de saúde e levar também conhecimento. Esses encontros precisam acontecer de forma mais dinâmica para buscarmos resultados e aprendermos com os acertos de outros municípios.”

Dessa forma, o encontro reforçou o comprometimento da região em oferecer serviços de saúde de excelência e destacou a importância de uma colaboração contínua para superar os desafios enfrentados, contribuindo para o bem-estar da comunidade da macrorregião de saúde Leste de Minas.

Programa Valora Minas

O programa Valora Minas representa a Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais, com a finalidade de incorporar as particularidades de diversas regiões. Essa política tem como foco os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa busca aprimorar a qualidade da assistência, expandir o acesso e atender à população, tudo isso por meio da otimização na distribuição de recursos nas unidades de saúde, junção de recursos hospitalares de outros programas do estado e, sobretudo, através da elaboração de uma política que combine com o perfil da população e suas demandas de saúde.

O programa possui quatro módulos: Valor em Saúde, Hospitais Plataforma, Cirurgias Eletivas: Opera Mais Minas Gerais e Hospitais Regionais. O módulo Opera Mais é dedicado às cirurgias eletivas, de modo a aumentar o acesso da população a esse tipo de procedimento. Já o módulo Valor em Saúde é focado nos hospitais mais relevantes para as microrregiões, macrorregiões de saúde e para o estado como um todo.

Por Glenda Corteleti