A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está disponibilizando mais de R$ 354,4 mil para 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte, para investimento na compra de equipamentos a serem utilizados em ações de educação permanente de gestores e profissionais que atuam em serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), vigilância em saúde, imunização, assistência farmacêutica, entre outros. O repasse dos recursos aos fundos municipais de saúde foi aprovado no dia 18 de outubro, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada em Belo Horizonte.

A Resolução 9.070 publicada pela SES-MG esclarece que para a definição dos municípios que receberão os recursos foi observado como critério as localidades que possuem estabelecimentos de Atenção Primária à Saúde (APS) registrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), com equipes de Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP), em funcionamento na competência de agosto. O montante a ser repassado aos municípios tem como critério o valor de R$ 660,00 por Unidade Básica de Saúde(UBS).

25.10.2023.Montes-Claros-capacitação profissional-em-saúde

Para os 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros serão investidos mais de R$ 223,7 mil. Já para 25 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária estão sendo disponibilizados mais de R$ 100 mil. Outros R$ 30,3 mil serão investidos em sete municípios jurisdicionados à GRS de Pirapora.

O coordenador de atenção à saúde da SRS Montes Claros, João Alves Pereira, avalia que “os recursos disponibilizados pela SES-MG chegam num momento ideal. Isso porque, as demandas de capacitação e de atualização de profissionais de saúde têm aumentado e, por isso, os investimentos nas ações de educação continuada constituem medida importante no sentido de qualificar e melhorar a eficiência dos serviços prestados à população”.

Por Pedro Ricardo / SRS Montes Claros