A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou, no dia 23/10, no auditório Gilberto Campos de Oliveira, uma capacitação para digitadores do Sistema de Informação do Programa de Vigilância e Controle de Esquistossomose (SISPCE).

Segundo a referência técnica dos Sistemas de Informação de Endemias, Mayara Silva, o evento teve como objetivo apresentar aos 25 municípios da região os requisitos para instalação do sistema e modo de operação. Foi reforçada ainda a necessidade da construção e alinhamento de um fluxo eficaz de informações entre os setores envolvidos dentro do município para que seja possível o registro do dado no sistema. “Essa capacitação foi de extrema importância para que possamos padronizar o registro das atividades no sistema e para que tenhamos dados consistentes para subsidiar a tomada de decisão e ações do programa. Espera-se que, a partir dessa capacitação e dos alinhamentos feitos, a GRS Pedra Azul consiga ter dados consistentes do programa”, avaliou.

25.10.2023.Pedra-Azul-SISPCE

O SISPCE é o sistema utilizado para registro das atividades do programa. O sistema tem como objetivo dar mais agilidade na consolidação dos dados coletados nas ações de controle da esquistossomose, fornecendo informações que subsidiem os gestores no monitoramento das ações e nas tomadas de decisão. É por meio dele que se registra a quantidade de casos atendidos pela rede básica, quantidade de exames realizados e de medicamentos dispensados para o agravo.

Por Allan Gomes Campos / Foto: Lavínia de Oliveira Mesquita