Na última segunda, 23/10, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu uma webconferência sobre estratégias da multivacinação. O objetivo foi coordenar e alinhar com gestores municipais de saúde e educação, referências técnicas municipais de Atenção Primária em Saúde (APS) e imunização, entre outros atores envolvidos na Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes, estratégias para gerar e estimular a mobilização da comunidade escolar em cidades estratégicas da área de atuação da SRS Pouso Alegre para o aumento das coberturas vacinais. A Campanha de Multivacinação  é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

24.10.2023.Pouso-Alegre-campanha multivacinação 1

A superintendente Regional de Saúde de Pouso Alegre, Adriana Ferreira, reforçou  a importância da parceria entre a Saúde e a Educação, no sentido de alcançar resultados.“Para esta Campanha de Multivacinação é necessário a união de esforços para aumentar as coberturas vacinais. Neste sentido, a parceria saúde e educação dá muitos resultados, já verificamos isso no Programa Saúde na Escola. Por isso estamos envolvidos nesse grande movimento de mobilização e intensificação vacinal, com estratégias que estimulem a população para a vacinação. Só assim conseguiremos evitar as doenças imunopreviníveis”.

O evento foi organizado pelos técnicos da SRS Pouso Alegre dos setores  de epidemiologia e de Atenção Primária à Saúde (APS) e contou com a participação dos  gestores municipais de saúde, educação e referências técnicas municipais de APS e imunização. Foram convidados também as Superintendências Regionais de Educação de Pouso Alegre, Poços de Caldas e Itajubá.

A Campanha de Multivacinação da SES-MG, que ocorre de 21 de outubro a 4 de novembro, tem o objetivo de possibilitar a atualização dos cartões de vacinação de crianças e adolescentes. Visa também promover o aumento da cobertura vacinal e conscientizar  que as vacinas são seguras e têm um papel fundamental para evitar doenças previníveis e salvar vida.

Por Otávio Coutinho