A fim de aumentar as coberturas vacinais dos 37 municípios de sua área de abrangência, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, por meio da área técnica de imunização, promoveu, nos dias 10 e 11 de outubro, uma oficina de microplanejamento vacinal. O evento foi realizado no auditório da instituição.

O objetivo foi formar multiplicadores da metodologia prevista para a campanha de multivacinação que terá início no dia 21/10 e segue até 04/11. A metodologia consiste em identificar populações não vacinadas durante as ações de vacinação, permitindo a adequação das atividades.

Para a referência técnica de imunização, Sandra Kilesse, o microplanejamento é fundamental para a organização da campanha de multivacinação. “Após a oficina, os representantes terão a responsabilidade de replicar a atividade e as informações para os profissionais das unidades de saúde de cada município, visando vacinar o maior número de pessoas”, comentou.

19.10.2023.Juiz-de-Fora-oficina-vacinação

A cobertura vacinal em todo o território da SRS é preocupante. O número de vacinados para doenças erradicadas, como a poliomielite; e doenças controladas, como o sarampo, no território brasileiro, ainda está distante do ideal.

A vacinação para imunizar contra sarampo e poliomielite no município de Juiz de Fora, por exemplo, que tem mais de 500 mil habitantes, alcançou menos de 60% do público alvo, no ano de 2022.  Essas doenças foram erradicadas no Brasil e a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo. No entanto, para Sandra Kilesse, a baixa cobertura preocupa. “Apesar das doenças terem sido erradicadas no país, a baixa cobertura pode aumentar o risco de voltarem a ser transmitidas no território nacional”, alerta.

O planejamento

Chamado de Aumento de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), o planejamento proposto pelo Ministério da Saúde (MS), busca promover a atualização dos trabalhadores de saúde sobre situação epidemiológica, doenças, vacinas, esquema de vacinação, lições aprendidas em ações anteriores, boas práticas de intensificação, campanha, e programa de rotina.

Além disso, consiste na construção de estratégias de forma antecipada. Seja uma ação, um plano, uma tarefa ou qualquer atividade que tenha a finalidade de alcançar um objetivo.

Ação em Minas Gerais

No dia 30 de outubro, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, além dos secretários municipais de Saúde e de Educação de Juiz de Fora, vão acompanhar a vacinação em uma escola municipal para fortalecer a estratégia chamada “vacinação extramuros nas escolas”. No mesmo dia, 30/10, esta ação será replicada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em cidades polos do interior.

Já no município de Juiz de Fora, a Superintendência Regional de Saúde (SRS), vai realizar a ação da Estratégia de Multivacinação no dia 23/10. Em parceria com os secretários municipais de saúde e educação, o superintendente regional de Saúde, Renan Guimarães de Oliveira, irá acompanhar a vacinação na Escola Municipal Padre Wilson.

Por Jonathas Mendes