Com abertura no dia 16/10, no auditório da Prefeitura Municipal de Uberaba, a 6ª Semana de Saúde Bucal tem enfoque principal na detecção precoce da cárie dentária e seu tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O evento conta também com trabalho educativo em escolas e unidades de saúde, além de abordagem sobre Tratamento Restaurador Atraumático (ART), feita pela coordenadora estadual de Saúde Bucal, Jaqueline Silva Santos, e um panorama das Políticas Públicas de Saúde no Brasil, trazido pela assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Flávia de Paula. 

Segundo Jaqueline, “o município está apostando na institucionalização da estratégia do Tratamento Restaurador Atraumático, qualificando suas equipes, para que o acesso da população a esses serviços seja ampliado. Enquanto coordenação estadual, ficamos muito satisfeitos em observar que Uberaba sai na frente, garantindo também um bom desempenho em um dos indicadores que incidem sobre o pagamento de recursos destinados à Atenção Primária à Saúde (APS)”. 

Abertura da 6ª Semana de Saúde Bucal em Uberaba

A referência técnica do Ministério da Saúde, Flávia de Paula, afirma que a saúde bucal é um grande marcador de desigualdade social e, por isso, é importante desenvolver políticas públicas que promovam o acesso da população aos serviços. Segundo ela, “foi aprovado recentemente, dentro da lei orçamentária anual para 2024, o maior recurso em saúde bucal da história da política, o que é um grande ganho para todos, e permitirá que populações ainda carentes desses serviços possam ser contempladas”. 

Também presente no evento, a superintendente regional de Saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, acredita que o município de Uberaba é promissor como polo macrorregional no atendimento em saúde bucal, com uma rede própria e terceirizada que complementa essa assistência. Por isso, afirma, “esse protagonismo, envolvendo SUS e Universidade de Uberaba (Uniube), contribui para a melhoria da assistência, assim como para um crescente atendimento à população, incluindo melhorias tecnológicas”.

 

Saúde bucal em Minas Gerais

A Política Estadual de Saúde Bucal (PESB), denominada Sorria Minas, reorientou seu modelo assistencial para uma rede articulada entre os níveis de atenção primária, secundária e terciária, além de ações multidisciplinares e intersetoriais. A Secretaria Municipal de Saúde (SES-MG) tem o compromisso de assegurar melhorias nas condições de saúde bucal da população, ofertando serviços contínuos e complementares, e garantindo a integralidade do cuidado e equidade na regulação do acesso para a atenção especializada ambulatorial e/ou hospitalar.

Saiba mais informações em: Saúde Bucal 2023

 

Por Sara Braga