No intuito de aprimorar a oferta de serviços oncológicos e otimizar os fluxos de atendimento, os secretários municipais de Saúde da macrorregião Noroeste realizaram uma visita estratégica ao setor de oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, no  dia 17 de outubro, para tratativas do serviço com a Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Patos de Minas e com a Coordenação da Santa Casa, acompanhados da área técnica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas

A ação teve como objetivo não apenas fortalecer a resolutividade na instituição, mas também garantir que os pacientes tenham acesso eficiente e humanizado aos serviços necessários.O diálogo direto entre as autoridades e a equipe de profissionais da instituição foi fundamental para entender os desafios enfrentados e propor soluções que beneficiem a comunidade.

Visita ao setor de oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas

“Após o pedido dos Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) das regiões de Patos de Minas e Unaí, foi marcada uma reunião entre o provedor de serviços de oncologia da macrorregião de saúde Noroeste e os municípios com o objetivo de aprimorar o acesso e o fluxo de atendimento aos pacientes. A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas foi autorizada a oferecer serviços de oncologia para a macrorregião Noroeste em dezembro de 2022. Dado que este é um estágio inicial do serviço, reuniões são essenciais para revisar o fluxo, buscando aprimorar o atendimento aos pacientes. Nessa ocasião, também ocorreu a primeira reunião do Comitê Regional de Oncologia.” Ressaltou Raphael Rodrigues Porto, coordenador de Atenção Primária à Saúde (APS) da SRS de Patos de Minas.

Além dos aspectos técnicos, os secretários reforçaram o compromisso com a humanização do atendimento oncológico. A sensibilidade no trato com os pacientes e a busca por proporcionar uma experiência mais acolhedora durante o tratamento é fundamental para o bem-estar global dos pacientes e suas famílias.

Para Kathia Maria De Oliveira, gestora do município de Lagoa, "é extremamente gratificante para nós, gestores e pacientes, contar com esse serviço. A necessidade de deslocamentos muito distantes pode acarretar prejuízos para o município. A reunião foi altamente produtiva, proporcionando a oportunidade de esclarecer dúvidas e, consequentemente, agilizar as solicitações dos municípios por meio do sistema de regulação. A visita à Santa Casa, permitindo-nos conhecer as instalações, interagir com os profissionais do setor e testemunhar de perto o acolhimento e cuidado dedicados aos pacientes".

Habilitação do serviço de oncologia

A habilitação do serviço de oncologia na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas é um marco crucial para a região. Este processo não apenas reconhece a expertise da instituição na prestação de cuidados oncológicos, mas também proporciona benefícios significativos. A habilitação abre portas para investimentos específicos, possibilitando a aquisição de tecnologias avançadas, a capacitação de profissionais e a expansão da infraestrutura, promovendo um ambiente propício ao enfrentamento do câncer.

As atividades do ambulatório e as cirurgias oncológicas no hospital foram iniciadas em 28 de julho de 2022, com a habilitação do serviço ocorrendo em dezembro do mesmo ano. Desde então, a instituição tem conduzido regularmente esses serviços essenciais.

O novo espaço, dedicado aos atendimentos oncológicos, denominado Centro de Oncologia Dr. Paulo Borges, foi oficialmente inaugurado em 8 de julho de 2023. A entrega deste espaço representa um marco significativo para os pacientes, proporcionando uma estrutura física projetada para promover ainda mais acolhimento e humanização durante o tratamento oncológico.

“Nessa oportunidade, os gestores presentes conheceram a estrutura física que a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas contempla, além de serem informados sobre as expectativas em relação a conclusão  da obra de ampliação da Instituição hospitalar que já se encontra em fase adiantada e com previsão de término para dezembro de 2023, a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas passará a contar com mais seis ambulatórios, ampliação da farmácia central, almoxarifado, manutenção, rouparia, departamento administrativo e copa.” Relata Odilene Gonçalves diretora-geral do hospital.

18.10.2023.Patos-de-Minas-Oncologia3

Benefícios do serviço para a população

Com a habilitação do serviço de oncologia, mais pacientes terão acesso ao tratamento especializado sem a necessidade de deslocamentos longos. Isso não apenas facilita a vida dos pacientes, mas também contribui para a descentralização dos serviços de saúde, garantia dos direitos previstos em legislação, promovendo a equidade no acesso.

A organização dos fluxos de atendimento é um dos principais focos da visita dos secretários. A meta é reduzir significativamente o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, aumentando as chances de sucesso terapêutico. Essa eficiência é essencial para a qualidade de vida dos pacientes e para a eficácia das terapias.

A visita dos secretários municipais de Saúde da macrorregião de Saúde Noroeste à oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas é um passo significativo em direção à autossuficiência assistencial da macrorregião Noroeste, garantindo uma assistência oncológica mais eficiente e centrada no paciente. A habilitação do serviço e os ajustes nos fluxos de atendimento refletem o compromisso das autoridades com a melhoria contínua da saúde na região, proporcionando benefícios diretos para a população e fortalecendo a capacidade de enfrentamento do câncer.

Por Pedro Lucas