A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, em parceria com o município de Passa Quatro, promoveu o seminário de vigilância em saúde. O evento foi realizado no período de 29 de setembro a 6 de outubro, em um hotel. A iniciativa surgiu diante do anseio, demonstrado pelos municípios,  por capacitações em temáticas diversas. Foram convidados os profissionais que atuam nas vigilâncias em saúde, epidemiológica e sanitária dos 50 municípios que compõem o território da Regional de Saúde de Varginha. 

O coordenador da vigilância epidemiológica da SRS Varginha, Demétrio Junqueira Figueiredo, enfatizou que foi ofertado um seminário bastante amplo e que abordou pautas importantes da política de saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS). “Foram temáticas de grande relevância para a saúde coletiva, com pautas de interface da saúde epidemiológica, com a sanidade animal, tão debatida agora com a influenza aviária, e para este tema contamos com a importante colaboração do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), destacou Demétrio Figueiredo. 

18.10.2023.Varginha-Seminário-vigilância-em-saúde2

Foram abordadas também a questão da vigilância sanitária como reguladora econômica, as políticas que estão sendo desenvolvidas para a inserção econômica da agricultura familiar, da economia solidária e do pequeno produtor rural, mostrando, dentro da legalidade, uma alternativa de geração de emprego, renda e de promoção de saúde com a oferta de alimentos de qualidade. “Mostramos também a importância da regularização sanitária de alimentos, como requisito para implementação desses produtos na merenda escolar, por exemplo. Abordamos, inclusive, políticas e resíduos ambientais nesse processo”, conclui ocoordenador da vigilância epidemiológica da SRS Varginha.

O seminário contou com palestras apresentadas por referências técnicas do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), da SRS Varginha, de representantes de outro órgãos, como a Defesa Civil Estadual/17ª REDEC-MG, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Houve também a contribuição de profissionais da saúde (médica pediatra e neonatologista e psicólogos) que também fizeram explanações ligadas ao tema do evento. Os municípios de Passa Quatro e Itajubá também compartilharam experiências exitosas e ações nas vigilâncias em suas localidades. 

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi