O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), do município de Três Corações, recebeu, no dia 16 de outubro, uma visita técnica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha.

Segundo Tatiana Pessoa, referência técnica em Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) da SRS Varginha, o objetivo da visita foi “realizar os alinhamentos necessários referentes aos processos de trabalho, para organização de fluxos assistenciais, discussão, orientação e apoio aos gargalos. Também nortear mudanças oportunas para alcançar a efetividade do cuidado nesse serviço de referência para a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”.

Equipe da SRS Varginha em visita à unidade do CER IV

O CER IV de Três Corações foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS), contemplando as modalidades de reabilitação física, visual, intelectual e auditiva na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência(RCPD), por meio da Portaria GM/MS Nº 4.509, de 21 de dezembro de 2022.  Esse serviço de saúde realiza a assistência especializada à pessoa com deficiência, promove a reabilitação clínico funcional e provém, quando necessário, a concessão, manutenção e adaptação de OPM (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) que constam na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SIA/SUS.

Por meio desse serviço de saúde são disponibiliza instalações físicas apropriadas, equipamentos básicos para reabilitação e equipe multiprofissional capacitada para o atendimento aos usuários que requeiram cuidados em reabilitação e ações de intervenção precoce, com o objetivo de prevenir a perda funcional, a redução do ritmo da perda funcional, a melhora ou recuperação da função, a compensação da função perdida e a manutenção da função atual.

O CER IV de Três Corações é referência em reabilitação física e intelectual para a microrregião de Saúde de Três Corações. Em reabilitação auditiva e ostomia para as microrregiões de Saúde de São Lourenço e Três Corações e em reabilitação visual para os 50 municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Varginha.

“Localizado em Três Corações, o CER lV oferece quatro modalidades reabilitadoras a um vasto território, com demandas diversificadas. Dessa forma, organizar e reiterar fluxos, bem como o relevante papel da junta reguladora, é garantir o acesso e, consequentemente, contribuir para a efetivação da assistência terapêutica integral e do direito à saúde ao cidadão mineiro usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) nessa região”, ressaltou o superintendente da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcantara.

A comitiva da SRS Varginha que realizou a visita técnica do CER IV contou com as presenças do superintendente Luiz Paulo Riceputi Alcantara, da coordenadora de Atenção Primária à Saúde (APS), Thais André Santos de Brito, e da referência técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), Tatiana Vilela Pessoa. A equipe visitou as instalações, equipamentos e conversou com profissionais e assistidos presentes na unidade.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi