Entre os dias 3 e 6 de outubro, a Gerência Regional de Saúde de Unaí (GRS) realizou uma Oficina de Microplanejamento. O evento reuniu representantes da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária em Saúde (APS) de todos os municípios sob a jurisdição da GRS de Unaí.

A oficina foi promovida com base na Portaria GM/MS nº 844, de 14 de julho de 2023, que estabeleceu as diretrizes para as ações de multivacinação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para o exercício de 2023. Uma das metas estabelecidas para a segunda parcela do incentivo financeiro de custeio, conforme determinado pela Portaria, foi a realização das Oficinas de Microplanejamento em colaboração com os municípios.

Durante a oficina, foi enfatizado que o Microplanejamento proposto pelo Ministério da Saúde envolve compromisso e prioridade política, planejamento adequado, mobilização social, vigilância epidemiológica e formação dos profissionais envolvidos em todas as etapas da vacinação, em todos os níveis de gestão.

Servidora Luciene Mota ministrou o conteúdo da oficina

Para Luciene Mota, referência técnica de imunização da GRS Unaí, “foi um momento muito importante para reflexão sobre as ações a serem planejadas na campanha de multivacinação. O microplanejamento possibilita a sistematização das ações de vacinação, através de etapas que são fundamentais para um processo de qualidade. Se todos os municípios conseguirem aderir à estratégia, os resultados vão possibilitar o  aumento da cobertura vacinal.”

O processo de microplanejamento foi apresentado como um instrumento estratégico para garantir que as atividades de vacinação ocorram de forma eficiente e alcancem as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O conteúdo apresentado na oficina foi orientado segundo o Manual de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), fornecido pelo Ministério da Saúde (MS).

Essa iniciativa busca aprimorar a gestão das ações de vacinação, garantindo que a população seja atendida com eficiência e qualidade, reforçando a importância da imunização como ferramenta fundamental para a saúde pública.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí / Foto: Eduardo Medeiros