Nos dias 10 e 11 de outubro, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena promoveu a Oficina sobre Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) para profissionais de epidemiologia e Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios da região.

O tema faz parte das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) nos âmbitos federal, estadual e municipal da gestão em saúde. As atividades de vacinação de alta qualidade são executadas por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). Nesse contexto, o microplanejamento das atividades de vacinação é um processo realizado por profissionais de imunização em nível local e busca garantir a alta qualidade destas atividades, tanto na rotina, quanto em campanhas e demais estratégias para aumento das coberturas vacinais.

11.10.2023.Barbacena oficina microplanejamento vacinação2

Na abertura do evento, o superintendente regional de Saúde de Barbacena Renato Soares, contextualizou a inserção dos trabalhos de imunização nos municípios. “A partir de um macroprocesso, quando a gente faz o plano municipal de saúde e toda sua programação, a gente trabalha em divisões. Então, quando a gente fala de microprocesso, estamos falando de um processo que já está previsto, ou seja, é uma área estratégica dentro dos municípios. E quando falamos em organizar isso, trabalhar essas etapas e planejar, a ideia é que na sala de vacina, seja abrindo a câmara fria, preparando a dose, já estejamos com todas as etapas planejadas: onde iremos e quem iremos vacinar, qual estratégia usar, quem vai apoiar no transporte e na aquisição dos insumos, quais os materiais necessários para divulgação, quais parceiros serão necessários para apoiar nesse processo”, explicou Renato Soares. “Agora a gente vai ter a oportunidade de organizar o processo e temos recurso financeiro para esse projeto, sempre colocando a vacina como prioridade”, completou.

Ainda durante a abertura, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) regional e Secretário Municipal de Saúde de Antônio Carlos, Denilson da Cunha, destacou a importância dessa pasta de vacinação na gestão do Cosems e o apoio do mesmo aos profissionais das gestões municipais e a questão dos recursos financeiros que são destinados à área de vacinação. “É de extrema importância a pasta da imunização e epidemiologia na nossa rotina de trabalho e hoje podemos falar que vivemos tempos melhores porque os municípios têm recebido recursos, inclusive para a imunização, que é um direito de trabalho de vocês”, frisou o gestor aos técnicos municipais.

Sobre o cenário atual da vacinação e a oficina, a referência técnica de Imunização da SRS Barbacena, Ana Cristina Santos, explicou que “nosso país sempre foi referência mundial em imunização, mas a gente teve uma queda acentuada nos últimos anos durante a pandemia e a gente precisa retomar essas ações. Precisamos voltar a ter altas coberturas vacinais, até porque a gente sabe que as vacinas salvam vidas. E essa oficina consiste na organização do processo de trabalho no dia a dia”.

A programação incluiu exposições dialogadas sobre situação epidemiológica das coberturas vacinais no país, metodologia e resultados esperados, diretrizes para o microplanejamento de ações de vacinação, componentes e critérios de alta qualidade, formação de comitê de planejamento e execução, entre outras. Além de atividades de análises de ferramentas de administração e planejamento para as próximas etapas da implementação do microplanejamento nos municípios.

O evento também contou com a participação do personagem Zé Gotinha, que interagiu com os participantes e é um importante ator na mobilização de crianças, adolescentes, pais e demais familiares para a vacinação.

Por Priscila Rezende