O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), sediado em Montes Claros, realizou, no dia 7 de outubro, em Brasília de Minas, o Simpósio Microrregional abordando as principais patologias que atualmente ocasionam óbitos. Sob a coordenação do Núcleo de Educação Permanente do Serviço Móvel de Urgência (Samu), o evento contou com a participação dos médicos Marcelo Fagundes, Daniel Ramos, Wille Dingsor, Marcílio Monteiro, Edson Wagner Cangussu e Vinícius Diniz, além dos enfermeiros Ubiratam Lopes, José Geraldo Abreu e Antônio Osmar Gusmão.

Durante o Simpósio, foram abordados temas como infarto agudo do miocárdio;  tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC); interpretação básica de eletrocardiograma; atendimento inicial de pacientes politraumatizados; contenção de hemorragias, dentre outros.

09.10.2023.Montes Claros Simpósio Samu

Ubiratan Lopes explicou que o objetivo do simpósio “é possibilitar aos profissionais de saúde levar a conscientização de que trabalhando juntos e unidos conseguimos mitigar as patologias que ceifam vidas. Infelizmente, nós estamos perdendo essa guerra para o AVC, o infarto e, principalmente, para o trauma. Pequenos detalhes fazem a diferença entre a vida e a morte”.

Neste ano, o Simpósio Microrregional do Cisrun já foi realizado em Januária, Taiobeiras e Janaúba. A próxima etapa acontecerá ainda neste segundo semestre, na microrregião de Saúde de Pirapora.

Por Pedro Ricardo / Foto: Ascom - Samu