Reunião Intergestores Bipartite (CIB) da macrorregião  de Saúde Triângulo Sul, que aconteceu no dia 05/10, no auditório da Receita Federal, em Uberaba, teve adesão de 25 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba. A reunião foi a primeira com a participação da nova superintendente regional de saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, e contemplou apresentações, informes e pactuações de Vigilância em Saúde, Regulação, Atenção à Saúde, Assessoria de Governança e assuntos relacionados às microrregiões de saúde de Araxá, Uberaba e Frutal/Iturama. 

A superintendente acredita que o desafio da gestão da SRS Uberaba vem ao encontro da busca por trabalhar para Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez melhor. Já tendo trabalhado como secretária municipal de Saúde de Frutal e também junto a prestadores de serviços na área, Ana Maria Bernardes afirma que “é importante investir na equipe da superintendência, na coesão entre os municípios, no fortalecimento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS Regional) e no estreitamento de relações com o município sede da macrorregião de Saúde Uberaba”. 

Para Valdilene Rocha, secretária municipal de Saúde de Uberaba, “o município vem se preparando para oferecer uma saúde cada vez melhor aos cidadãos do Triângulo Sul, por isso contamos com a experiência profissional da nova superintendente, tanto para agregar soluções de problemas, quanto para impulsionar o crescimento das políticas de saúde em toda a macrorregião”. 

Reunião da 111ª Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Macro Triângulo Sul

Maristela Capucci, secretária CIB do Triângulo Sul, salienta a importância do fortalecimento dos serviços de saúde municipais no que diz respeito às pactuações de suas demandas. Segundo ela, “nesta reunião, houve pactuação da Linha de Cuidados em Doenças Respiratórias Agudas Graves e também do Centro Especializado em Reabilitação (CER), ambos para atender toda a macrorregião. Tivemos também, a pactuação da Adesão ao Programa Miguilim, para os municípios de Conceição das Alagoas, Frutal, Itapagipe e Sacramento, nos Módulos da Saúde Ocular e Auditiva do programa”.  

Por Sara Braga