A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, juntamente com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), realizaram nos dias 2 e 3 de outubro, na sala de informática da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - unidade Divinópolis, a 1ª Oficina de Formação para Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq). O encontro contou  com a participação de profissionais de saúde de 26 municípios das microrregiões de Saúde Divinópolis, Pará de Minas, Itaúna, e Oliveira/Santo Antônio do Amparo.

O processo de microplanejamento se desenvolve de forma ascendente. Ou seja, tem início, primeiramente, no nível local e subindo até o nível nacional, levando em consideração os contextos sociodemográficos, questões econômicas, sociais e necessidades dos territórios. O microplanejamento consiste em organizar de forma sistêmica os processos de trabalho das equipes de imunização, atenção primária e vigilância, de forma a fortalecer a descentralização e territorialização.

A referência de imunização da SRS Divinópolis, Eliane Peixoto,  explica que o objetivo do evento, a princípio, é planejar a campanha de multivacinação, mas que a metodologia poderá ser aplicada no planejamento das ações de imunização da equipe da saúde durante todo o ano.

Foto: Willian Pacheco

Segundo Eliane, a organização dos processos de trabalho da equipe de vacinação, capacitação dos profissionais, sala de vacinação e rede de frio  estruturadas, utilização correta dos sistemas de informação para poder registrar e avaliar a cobertura vacinal, fazem parte da execução do microplanejamento das Avaq.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Carmo do Cajuru, Juliana Paula Esteves,  acredita que participar da oficina é uma forma de levar novas experiências a serem aplicadas para nortear as ações e o planejamento da vacinação no município. “O nosso objetivo é melhorar a cobertura vacinal e ofertar uma imunização de qualidade para toda população”, ressaltou a coordenadora.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Pará de Minas, Mariana Viegas Guimarães, espera que a oficina possa ajudar na estruturação do fluxo e monitoramento das ações de vacinação do município. “Após a pandemia, a manutenção de uma cobertura vacinal adequada se tornou um desafio. Todo conhecimento que for adquirido será agregador para enfrentarmos este desafio”, pontuou a Coordenadora da APS de Pará de Minas.

A 2ª oficina das Avaq também será ministrada para os municípios das microrregiões de saúde Bom Despacho, Formiga, Lagoa da Prata/Santo Antônio do Monte, e Campo Belo, nos dias 9 e 10 de outubro, no mesmo local, a partir das 8h30.

Por Willian Pacheco