O que fazer quando surgem crianças e adolescentes com demanda de saúde mental? Pensando neste vazio assistencial (que é a falta de profissionais e serviços de saúde em alguma região), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá está estimulando os municípios a implantarem unidades do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). Em visita de inspiração no CAPSi de Ouro Preto (que pertence à SRS BH), realizada no dia 28 de setembro, os profissionais da GRS Ubá, acompanhados de servidores municipais de Muriaé e Ubá, puderam pesquisar, analisar, e filtrar estratégias úteis para trazer este dispositivo para a região.

Foto: GRS Ubá

Dentro do Plano de Ação da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Minas Gerais, está a previsão da implantação do CAPSi de Muriaé em 2025, prazo que foi antecipado para 2023, diante de uma proposta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). “Atualmente, entre todos os municípios da área da GRS Ubá, somente Ervália possui um CAPSi, que também atende a Coimbra. Ou seja, há uma grande população sem essa assistência especializada”, explica Josiel da Silva Ferreira, referência técnica em Saúde Mental da GRS Ubá. “Então, a SES-MG propôs ao município de Muriaé adiantar essa implantação mediante o envio de recursos, que servirão de aporte até a habilitação pelo Ministério da Saúde”, completa Josiel.

A visita de inspiração a Ouro Preto veio atender a essa proposta, pois o CAPSi desta localidade participou do processo formativo em 2008, pelo Ministério da Saúde, e é um dos dispositivos mais capacitados dentro de MG. “Foi excelente o compartilhamento de experiências pela equipe de Ouro Preto, trazendo uma orientação muito pertinente para seguirmos com a implantação do dispositivo em Muriaé. Inclusive, estamos acompanhando o pleito de Ubá, que recentemente propôs uma atualização do Plano Regional de Atenção Psicossocial, solicitando um CAPSi e uma equipe de Consultório na Rua. São avanços significativos para robustecer a Rede de Atenção Psicossocial Regional”, argumenta Josiel.

Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - CAPSi

Basicamente, o CAPSi é direcionado para a assistência de crianças e adolescente até 18 anos comprometidos psiquicamente, seja por autismo, neuroses graves, psicoses, depressão, ou pessoas que, devido à sua condição psíquica, está impossibilitado de estabelecer laços sociais, utilizar seus recursos pessoais e lidar com as demandas do dia a dia. Nesta modalidade são oferecidas atividades sociais e artísticas, adaptadas para as faixas etárias, além de grupos terapêuticos e profissionais de saúde como psiquiatra, psicólogo e equipe multidisciplinar. As ações são intersetoriais e envolvem o Conselho Tutelar, Escola, Atenção Primária à Saúde e familiares do assistido, entre outros setores.

Foto: GRS Ubá

Por Keila lima