Rodas de conversa, caminhadas, palestras e congresso foram apenas algumas das ações de mobilização social desenvolvidas nos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia em alusão ao Setembro Amarelo, que é o mês voltado para a intensificação do cuidado com a saúde mental, visando a prevenção do suicídio.

A referência técnica em saúde mental da SRS Uberlândia, Maria Lúcia dos Reis, ressalta que a saúde mental deve ser pautada em todos os meses do ano e destaca a necessidade de divulgar para a população a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da região, no Sistema Único de Saúde (SUS). “O Setembro Amarelo deve ser trabalhado de setembro a setembro. O acolhimento e o cuidado do paciente ao longo do ano é essencial, tanto na Atenção Primária quanto nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), leitos de saúde mental em hospitais gerais, Centro de Convivência e Cultura, Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil, Consultório de Rua e Equipe Multiprofissional Especializada de Saúde Mental - serviços estes disponíveis em nossa região”.

Congresso Saúde Mental em Araguari

Algumas ações municipais

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberlândia realizou, na última sexta-feira (29/9), uma capacitação com os agentes comunitários de saúde a fim de identificar sinais de alerta em saúde mental durante as visitas domiciliares.

Em Araporã, de 11 a 29 de setembro, as equipes de saúde concederam entrevista em rádio, roda de conversa em escola e caminhada.

Monte Alegre de Minas promoveu roda de conversa entre o médico clínico, as psicólogas e os usuários do serviço para debater mitos e verdades relacionados ao tema. Em vários pontos da cidade com a temática - quem cuida da mente cuida da vida - havia outdoors.

Os profissionais que atuam no Caps de Tupaciguara fizeram pit stops e visitas às repartições públicas e privadas, levando orientações e estimulando práticas saudáveis para a saúde mental.

Dentro do tema da campanha de 2023: “se precisar, peça ajuda!”, o Caps Adulto de Patrocínio realizou palestras para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), colaboradores e usuários.

Bullying, este foi o foco de uma palestra realizada em escola de Indianópolis pela Atenção Primária, dentro do Programa Saúde na Escola.

Congresso de prevenção ao suicídio e promoção de saúde mental realizado em Araguaria

De 25 a 29 de setembro, Araguari sediou o Congresso de Prevenção ao Suicídio e Promoção de Saúde Mental, que contou com diversas palestras, estudo de casos, rodas de conversa e apresentações científicas e culturais, sendo um evento de abrangência regional.

A coordenadora da saúde mental de Araguari, Karine Viana Ferreira, destaca que a intersetorialidade da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do congresso foi fundamental para estruturar o Plano Municipal de Promoção à Saúde e Prevenção ao Suicídio produzido no evento. “Além de promover a capacitação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente, o evento contou com a participação de alunos dos cursos superiores de saúde, outras secretarias municipais e representantes da sociedade para a construção do plano”.

O congresso também destacou o plano de intervenção que está sendo desenvolvido em Araguari. Com o foco no cuidar da vida, prevenir o suicídio e fortalecer a Raps, a enfermeira e professora do curso de Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, doutora Andréa Cristina Alves,  está discutindo e validando um protocolo para inserção em um software por meio de um projeto científico. As discussões tiveram início em novembro de 2021.

O projeto tem como objetivo validar um protocolo para ser inserido em um software quanto à avaliação do risco de suicídio. Consiste no acolhimento, escuta qualificada, classificação do risco de suicídio e a proposta de medidas terapêuticas frente ao usuário que se encontra em comportamento suicida e busca cuidados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nos Centros de Atenção Psicossocial de Araguari.

Andréa Alves destaca que “este estudo poderá produzir conhecimento inovador e relevante para o planejamento de intervenções relacionadas à prevenção do suicídio e apoio a pessoas com comportamento suicida. Posteriormente à conclusão, será divulgado para utilização em outros municípios e estados do Brasil”.

Por Lilian Cunha / Fotos: Ascom SMS Monte Alegre de Minas e SRS Uberlândia