O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve no município de Pouso Alegre nesta sexta-feira, 29 de setembro, para visita técnica ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), com passagem pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e obras das futuras instalações do Hospital Oncológico. 

Durante a visita, o secretário falou dos investimentos e da participação do Estado na ampliação dos serviços de saúde na região, em especial o novo Hospital Oncológico. “Saímos de um pouco mais de quatro milhões para mais de 22 milhões(em investimentos no HCSL) do Valora Minas. O Estado de Minas está aqui presente e vamos ajudar e contribuir para que em breve esteja aberto (o novo Hospital Oncológico) para toda população”, disse o secretário, ressaltando que o Opera Mais, programa que faz parte da Política Valora Minas, também repassa recursos para o incremento e melhoria dos serviços de saúde na região.

O secretário fez elogios ao hospital oncológico, cujas obras tiveram início em novembro de 2021 e estão em fase de acabamento. “Visitei a cardiologia, a parte de transplante e as obras  do hospital oncológico. É uma grande obra que vai aumentar em 100 leitos a capacidade operacional do hospital”.

A Macrorregião de Saúde Sul é composta por  154 municípios, com uma população estimada de 2.842.451,00 habitantes.Toda a região recebeu de  dezembro de 2021 setembro de 2023 o valor de R$241.406.635,31 do programa Valora Minas

Secretário Fabio Baccheretti em visita ao hospital em Pouso Alegre - Foto: Otávio Coutinho

Hospital das Clínicas Samuel Libânio

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é um hospital universitário privado de caráter filantrópico, cuja entidade mantenedora é a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí. 

Localizado no Sul de Minas, em Pouso Alegre - município pólo de macrorregional de saúde Sul - o HCSL está inserido na Rede de Resposta de Urgência e Emergência, reconhecido e classificado como Hospital Polivalente, por prover atenção integral, com equidade e eficiência de gestão e acolhimento.

O atendimento do hospital alcança 191 municípios com uma população estimada de 3,5 milhões de habitantes. Em razão de seu elevado grau de resolubilidade, o hospital vem tendo sua demanda constantemente aumentada.

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio abriga o único Pronto Socorro Geral da região, integrante do sistema de referência aos atendimentos de urgência e emergência e atendimento eletivos, gestante de alto risco nível III, Alta Complexidade em Neurocirurgia nível II, Traumatologia, Ortopedia, Transplantes de Córnea, Rim, UTI Adulto Neonatal e Pediátrico.

Assim, o HCSL tem papel essencial na manutenção da saúde na região, e encontra-se em pleno processo de expansão de estrutura e de melhoria nos processos de gestão da qualidade.

Por Otávio Coutinho