Nesta e nas próximas semanas, a Divisão de Fabricação de Bioprodutos e Preparo de Materiais (DFBPM), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), recebe a visita da tecnologista em Saúde Pública do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), Luciana Silami Carvalho, para vivenciar o dia a dia das atividades aqui desenvolvidas. Luciana, que já foi servidora na Funed de 2006 a 2010, sabendo da existência de uma central de produção de meios de cultura na Fundação, sugeriu aos seus colegas de trabalho uma imersão nesse serviço para que projeto semelhante fosse implantado no René Rachou. 

Luciana conta que, atualmente, seu trabalho é vinculado ao Serviço de Apoio à Pesquisa, que inclui outros serviços, como o Núcleo de Esterilização, Núcleo de Criopreservação, o Moluscário, os Biotérios e o Insetário. “Nós solicitamos que houvesse uma central de lavagem de materiais e de produção e controle de qualidade de meios de cultura. Eu serei a responsável por esse setor e, após o curso teórico ofertado pela própria Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), estou na Funed para aprender um pouco mais sobre as atividades de rotina que esses serviços exigem”, detalha Luciana Carvalho. 

A chefe do Serviço de Produção de Meios de Cultura e Soluções da Funed, Raquel de Oliveira Fernandes Lima, conta que recebeu com muita alegria o pedido da Luciana de conhecer de perto as atividades aqui realizadas. “Nós gostamos muito do que fazemos e receber pessoas que queiram saber desse know-how e da nossa expertise nos traz uma grande satisfação. É uma troca muito grande, pois tanto a Funed quanto o René Rachou têm valores e conhecimentos para serem trocados e agregados. Além de ser um reconhecimento e valorização do trabalho da nossa equipe, que possui um amplo conhecimento para repassar para outras pessoas”, frisou.  

A proposta de implantação da central do René Rachou vai ainda passar pela aprovação do Conselho Deliberativo da Fiocruz. “O meu objetivo, após esse treinamento na Funed, é apresentar para as chefias um projeto contendo todas as informações, como a área física, de acordo com a legislação, os equipamentos necessários, os reagentes, recursos humanos, entre outros itens”, aponta Luciana. A servidora também ressalta que foi muito bem recebida, por toda equipe da DFBPM, e que outras vindas à Funed ao longo desse processo de implantação da central serão necessárias, inclusive após o mesmo entrar em funcionamento. “A Funed é uma grande escola e, por isso, eu pretendo manter o diálogo, a comunicação, as vindas aqui e também idas das pessoas ao Instituto, para que esse aprendizado seja constante”, reforça. 

Trabalho de base 

A chefe da DFBPM, Michelle Rodrigues da Costa Lara, conta que a satisfação é realmente muito grande em receber pessoas em nossa área. Os serviços da Divisão de Fabricação de Bioprodutos e Preparo de Materiais fornecem produtos para atender às necessidades dos laboratórios da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e também da produção de medicamentos e soros da Diretoria Industrial da Funed. Nós somos um setor que atende os laboratórios da Funed, não só da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães como da Diretoria Industrial e também disponibilizamos kits de coleta e transporte de amostras biológicas aos 853 municípios do Estado. Isso demonstra a abrangência do nosso trabalho e a sua importância para o sistema de saúde pública. Assim, repassar o nosso conhecimento é muito satisfatório”, destaca. 

A chefe da Divisão relembra que já houve uma experiência de troca com o René Rachou, quando a Funed precisou fazer um meio de cultura muito específico. “Uma equipe nossa foi ao René Rachou para aprender a preparar o meio de cultura e, a partir de então, conseguimos produzi-lo aqui da forma adequada e distribuir para o laboratório que apresentava essa demanda”, completa Raquel. 

No âmbito nacional, a Funed atua como um espaço de ensino para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública, inclusive oferecendo capacitações para os profissionais, como o curso teórico e prático que ocorrerá na Funed, de 7 a 10 de novembro, para representantes de dez Lacens.

Por Assessoria Funed