Através da Coordenação de Vigilância em Saúde, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos promoveu, no dia 14 de setembro, uma oficina para auxiliar os municípios da sua área de abrangência no processo de elaboração dos planos de implementação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (SEVS-MG), do Programa VigiMinas. O evento ocorreu no auditório da regional.

A ação formativa foi dirigida aos coordenadores municipais de Vigilância em Saúde e teve a apresentação do cronograma do SEVS-MG e instruções para a elaboração dos planos, além de outras informações sobre o programa. Um encontro complementar para alguns municípios foi realizado no dia 18 de setembro, por meio virtual.

Camila Ribeiro Correia Amano, referência técnica do VigiMinas e coordenadora de Vigilância em Saúde da Regional de Passos, explica que a oficina visou auxiliar os coordenadores municipais de Vigilância em Saúde no processo de elaboração dos planos de implementação do SEVS-MG, esclarecer dúvidas e simular a elaboração do plano com dados de um município fictício, para que os coordenadores aprendam na prática como se deve fazer em seus municípios. “A elaboração do plano é uma etapa complexa e requer trabalho em equipe, por isso todos esforços da equipe regional de vigilância estão empenhados em auxiliar os municípios ao máximo”, disse a coordenadora.

28.09.2023.Passos Sistema Estadual de Vigilância em Saúde

O VigiMinas foi instituído em 2021 para a implementação do SEVS-MG, através da articulação entre os entes federados para planejamento, gestão e execução da Vigilância em Saúde no estado.

De acordo com Camila Amano, os planos são uma ferramenta de coordenação e orientação para estabelecer as condições para o funcionamento do sistema. “Através deles, são organizados os processos de trabalho de forma padronizada, com definição de ações e atividades dentro dos eixos de governança, planejamento e gestação, monitoramento e gestão da informação, recursos humanos e infraestrutura. O que é essencial para garantir um elenco mínimo de ações de vigilância a ser executado de forma alinhada em todos os municípios do estado de Minas Gerais”, observou a referência técnica e coordenadora.

Legenda 1: (Camila Amano ministrando a oficina de implementação do SEVS-MG)

Por Enio Modesto / Foto: Ascom SRS Passos