Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, o Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI) promoveu, no dia 26 de setembro, um  encontro  sobre o tema. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre foi representada pelo coordenador de Assistência Farmacêutica, Lucas Botazini e pela coordenadora de Atenção à Saúde, Kátia Pimentel. A palestra foi organizada e ministrada pelo médico Gabriel Romeiro, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIDHOTT).

“Participar do evento sobre doação de órgãos, promovido pelo HCI, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itajubá, nos leva a refletir a respeito da importância do diálogo entre as famílias sobre este tema, considerando que são as famílias que autorizam a doação dos órgãos dos seus entes queridos que se enquadram nos critérios para doação. A doação de órgãos é um ato de solidariedade e amor ao próximo. O Brasil possui um dos maiores sistemas de transplantes do mundo, viabilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou Kátia.

28.09.2023.Itajubá doação de órgãos2

O CIDHOTT é reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) por meio do Sistema Nacional de Transplante (SNT) e do MG Transplantes. O Hospital de Clínicas de Itajubá também possui programas de transplantes em rins, fígado, coração e medula e está aguardando portaria de credenciamento para transplante de córnea. Para a implantação de transplantes, o HCI, através de tutoria entre o Ministério da Saúde e o hospital Israelita Albert Einstein, realizou consultoria e treinamentos para aperfeiçoamento de todas as equipes.

Ana Cristina Oliveira Rocha, psicóloga do HCI, ressalta a “importância de sensibilizar as pessoas acerca do tema para que elas participem e compreendam a realidade do significado da doação e a repercussão que isso tem na família do doador. Muitas vezes isso ajuda e conforta, contribuindo para que haja uma continuidade e que todo aquele sofrimento da família tenha um sentido. Quando conhecemos a realidade do transplantado, temos a possibilidade de ver o bem que estamos fazendo. Assim é importante trazer  a base e conhecimento científico  para essas pessoas”.

“Nosso objetivo é conscientizar as pessoas para que falem sobre o assunto, pois muitos desconhecem a questão, e que mais famílias digam sim à doação de órgãos e se declarem doadores. Além disso, o evento é uma forma de comemorar essa data tão importante, dia 27 de setembro, Dia Nacional de Conscientização de Doação de Órgãos”, concluiu  Carla Aparecida Batista, enfermeira do CIDHOTT.

O Hospital de Clínicas de Itajubá atua na assistência de ensino e pesquisa, sendo referência para atenção hospitalar de média e alta complexidade para a região, em caráter eletivo e de urgência/ emergência.

Por Otávio Coutinho