Em reunião no último dia 22 de setembro, a Coordenação de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba apresentou aos municípios a metodologia de elaboração do Plano Municipal de Implementação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (SEVS), no âmbito do Programa VigiMinas.

Instituído em 2021 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Fundação João Pinheiro, o programa pretende fortalecer a vigilância em saúde no estado, com uma maior articulação entre os atores federados e melhorias no planejamento, gestão e execução das ações de vigilância.

Desde agosto, os 27 municípios da macrorregião de saúde Triângulo Sul têm recebido orientações a respeito das etapas propostas pela SES-MG para estruturação do programa no estado, divididas emdiagnóstico, definição de atribuições do SEVS-MG, construção do Plano Municipal de Implementação do SEVS-MG e execução das ações previstas nos planos.

Reunião de implantação do VigiMinas na SRS Uberaba

De acordo com Maurício de Oliveira, coordenador de Vigilância em Saúde da SRS Uberaba, “os planos municipais são documentos robustos, através dos quais devem ser avaliados os processos de trabalho da Vigilância em Saúde, propondo ações que aprimorem o que já é executado, e implementem o que ainda não é”.

Com isso, continua o coordenador, “o que se espera, é que tenhamos serviços mais efetivos e homogêneos, com mais capacidade de proteger a saúde da população. Os planos serão implementados no próximo ano, sendo que devem ser formalizados e aprovados pelos respectivos Conselhos Municipais de Saúde até o primeiro trimestre”, conclui.

A subsecretária de Vigilância em Saúde de Conceição das Alagoas, Márcia Martins, acredita que o VigiMinas vai impactar positivamente toda a população do estado, atuando como ferramenta de aprimoramento de ações de Vigilância em Saúde.  Para a subsecretária, “trazer a gestão municipal para o processo de construção do programa, permitindo a avaliação dos recursos humanos, insumos e materiais, é uma proposta inovadora, que permite inclusive uma análise de cenário local e propostas de melhorias a partir de cada realidade”.

Ainda de acordo com Márcia Martins, “na mesma linha de outros programas, como o Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Promavs), que auxiliou o aprimoramento e a construção da Vigilância em Saúde como vemos hoje em Minas Gerais, o VigiMinas, com certeza, vai proporcionar o avanço necessário para fazermos frente aos desafios locais, regionais e estaduais”.

Por Sara Braga