A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou no dia 25 de setembro, no auditório Gilberto Campos de Oliveira, a Oficina de Formação para Facilitadores para o Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, com a participação de profissionais de saúde de 25 municípios da região nordeste de Minas.

Segundo a enfermeira e referência técnica regional de imunização da GRS Pedra Azul, Stefane Cardoso, o evento teve como objetivo planejar a Campanha de Multivacinação que terá início no próximo mês de outubro em todo o estado. “O microplanejamento compreende a organização sistemática dos processos de trabalho das equipes de imunizações na atenção primária, com o objetivo de ampliar e alcançar as metas de coberturas vacinais favorecendo o controle de doenças preveníveis por vacina”.

A oficina de microplanejamento trabalha temáticas importantes para a organização dos serviços de vacinação, envolvendo desde a capacitação dos profissionais até a organização da rede de frio e da sala de vacina, a busca ativa de pessoas não vacinadas e o sistema de informações, a fim de ampliar o alcance às pessoas não vacinadas da área de abrangência. A enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Lavínia Mesquita, destacou que as ações de microplanejamento permitem executar um projeto com êxito além de contribuir significativamente para um bom resultado.

25.09.2023.Pedra Azul oficina microplanejamento2

Na Regional de Saúde de Pedra Azul, o evento foi realizado em parceria com a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS). Segundo a referência técnica do E-SUS, Luana Freitas, os sistemas de informação, como o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (E-SUS) e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), desempenham um papel crucial no microplanejamento para atividades de vacinação de alta qualidade e na gestão de programas de imunização. “Esses sistemas permitem que os serviços de saúde coletem, analisem e utilizem dados para tomar decisões e garantem que as vacinas sejam entregues de forma eficaz e segura à população. Eles desempenham um papel crucial na melhoria da saúde pública e no controle de doenças infecciosas”, defendeu.

A oficina de microplanejamento representa um passo importante na preparação para a Campanha de Multivacinação em Minas Gerais, demonstrando o compromisso das autoridades de saúde em oferecer um serviço de imunização eficiente e abrangente à comunidade. Com a colaboração e dedicação dos profissionais envolvidos, a expectativa agora é que a campanha alcance um alto índice de cobertura vacinal e contribua para a prevenção de doenças evitáveis por meio da vacinação.

Por Allan Gomes Campos / Foto: Thaiane Rocha