A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos promoveu um encontro com gestores de saúde e prestadores de serviços da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da região para apresentação das alterações das diretrizes do Programa Rede Resposta de Atenção às Urgências e Emergências da Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais - Valora Minas, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O encontro foi realizado no auditório da SRS Passos por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) e teve a participação de representantes de municípios e instituições que integram a RUE na região.

As alterações das diretrizes do Programa Rede Resposta foram aprovadas pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Deliberação CIB_SUS/MG nº 4.282, de 25 de julho de 2023. O programa foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o acesso hospitalar e a atenção qualificada dos usuários que necessitam da assistência de urgência e emergência.

A referência técnica da RUE, Amanda Queiroz, apresentou as alterações aos gestores e prestadores

A superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, explica que o encontro teve o “objetivo de criar um espaço de reflexão e compartilhamento entre os gestores de saúde e prestadores de serviços para tratar das diretrizes, estruturação e organização das instituições hospitalares de referência do Programa Rede Resposta de Atenção às Urgências e Emergências, de acordo com a estrutura física, recursos tecnológicos e equipe disponíveis, função, habilitações e necessidades locais”.

“A ampliação do potencial de resolutividade dos serviços de atenção às urgências e emergências de forma qualificada reveste-se em um desafio diário e está presente na agenda dos gestores, haja visto os desdobramentos normativos e incrementos financeiros disponibilizados no âmbito da Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais - Valora Minas”, disse Kátia Gonçalves.

Diretrizes

Segundo a referência técnica da RUE na SRS Passos, Amanda Ferreira Queiroz, o programa Rede Resposta de Atenção às Urgências e Emergências é um dos componentes do Valora Minas e, com as alterações das diretrizes, haverá um acréscimo das especialidades médicas no plantão das urgências e emergências de sobreaviso dos hospitais.

“As principais alterações que irão impactar na assistência são: para os hospitais de Nível II, o acréscimo das especialidades médicas no plantão da urgência e emergência de sobreaviso da urologia e cirurgia vascular, além da exigência do recurso tecnológico da broncoscopia. Para os hospitais especializados do trauma nível I A: acréscimo do plantão de sobreaviso do cirurgião bucomaxilofacial e cirurgião vascular; para os hospitais especializados do trauma nível I tipo B: acréscimo do plantão de sobreaviso do bucomaxilofacial”, explica Amanda Queiroz.

O secretário municipal de Saúde de São Roque de Minas, Danilo Soares de Moraes, participou da reunião e avalia como de “extrema importância” a atualização das diretrizes que, segundo ele, fortalecem e responsabilizam as instituições na Rede. “E o mais importante nessa atualização é que só vai ser remunerado quem produzir. Então, as instituições têm o compromisso de ampliar e qualificar o acesso aos usuários de forma ágil e oportuna”, disse.

Rede Resposta

Os hospitais de referência do Programa Rede Resposta são classificados conforme a estrutura física, recursos tecnológicos, equipes disponíveis, função, habilitações e necessidades locais, tipificados por níveis (I, II, III, IV). Na área de abrangência da SRS Passos, os hospitais da RUE são as Santas Casas de Passos (níveis I e II), São Sebastião do Paraíso (níveis I e II), Piumhi (nível II), Guapé (nível IV) e os hospitais de Cássia, Delfinópolis, Carmo Rio Claro e São Roque de Minas, que são de nível IV, de apoio à RUE.

Segundo Amanda Queiroz, devido às alterações efetuadas nas diretrizes do programa, os hospitais irão assinar um novo Termo de Adesão ao Valora Minas, a ser disponibilizado no Sistema de Gerenciamento de Resoluções (SIGRES) da SES-MG. “As alterações dos hospitais plataforma ainda serão publicadas, para os prestadores nível IV, que são de apoio à RUE”, disse.

Legenda 1: (Amanda Queiroz apresentando as alterações aos gestores e prestadores)

Por Enio Modesto / Foto: Ascom SRS Passos