O município de Lagoa Formosa, situado na macrorregião de saúde Noroeste, pertencente à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, é palco de um conjunto de mobilizações sociais que têm como objetivo a promoção da saúde mental e o combate ao suicídio. O mês de setembro foi escolhido como o momento propício para tais ações, como parte da campanha nacional denominada Setembro Amarelo, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Formosa reportou a realização de 20 mobilizações ao longo deste mês, impactando diretamente cerca de 600 pessoas, incluindo usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS), alunos das escolas estaduais, ouvintes dos sistemas de rádio locais e a população em geral abordada nas diversas atividades promovidas.

Segundo o coordenador de Promoção à Saúde da Atenção Primária à Saúde (APS), Thiago Brás de Queiroz Andrade, "nossas mobilizações procuraram enfrentar a difícil estatística de suicídio de nossa cidade. Temos o maior índice da região e o assunto precisa perder o status de 'tabu'. Por isso, a equipe de Psicologia que atua na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou diversas atividades com o objetivo de promover saúde mental. Procuramos abordar diversas pessoas para a mensagem do acolhimento se espalhar pela cidade. Afinal, 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados se fossem devidamente acolhidos. Os serviços de saúde mental disponíveis ou do Centro de Valorização da Vida (CVV) fazem este acolhimento. Enfim, estamos vivendo uma ‘silenciosa pandemia de saúde mental’ que precisa de intervenção".

Mobilização Social referente ao Setembro Amarelo em Lagoa Formosa

Entre as atividades realizadas, destacam-se palestras ministradas por psicólogos, que abordaram temas delicados relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade. O objetivo foi criar um espaço de diálogo e conscientização sobre esses assuntos, que frequentemente são evitados em conversas cotidianas.

Julio Nazário de Magalhães, um paciente que participou das mobilizações, compartilhou sua experiência. "A palestra do psicólogo foi muito boa porque ele tocou em alguns assuntos que nos incomodam, mas não temos o costume de falar com os outros. É importante falar sobre depressão e ansiedade. Muitas pessoas passam por isso ou convivem com alguma pessoa depressiva. Não é fácil, mas temos que falar desse problema. No Programa de Saúde da Família (PSF) a reunião sobre o Setembro Amarelo foi muito descontraída e saímos com a sensação de alívio”.

As mobilizações em Lagoa Formosa, durante o Setembro Amarelo, demonstram um compromisso da comunidade em enfrentar um problema de saúde pública que muitas vezes permanece silencioso. A promoção da saúde mental e o incentivo ao diálogo sobre questões emocionais são passos essenciais para a prevenção do suicídio e para garantir o bem-estar da população.

Espera-se que essas ações sirvam como um catalisador para a mudança, estimulando não apenas conversas, mas também a busca por ajuda profissional, quando necessário, fortalecendo assim o tecido social da cidade e proporcionando um ambiente mais saudável e acolhedor para todos os seus habitantes.

Por Pedro Lucas / Foto: Arquivo do Município de Lagoa Formosa