No dia 19 de setembro, o Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João de- Rei, apresentou a palestra intitulada: Vigilância Sanitária nas Agriculturas - Alimentos de Origem Vegetal" para pequenos agricultores no parque de exposições do munícipio de Resende Costa, localizado na região do Campos das Vertentes. A palestra foi organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais ( Emater-MG) e contou com a presença de agricultores familiares do município.

A referência técnica do Nuvisa, Luciene Mendonça, durante sua apresentação, enfatizou a importância de boas práticas no manejo e produção de alimentos no âmbito da agricultura familiar. “É importante a implementação de Boas Práticas na produção de alimentos da agricultura familiar. Só assim temos a garantia da segurança destes alimentos e podemos, desta forma, prevenir doenças de origem alimentar. Temos também necessidade de estabelecer fluxos adequados na produção de alimentos, a fim de evitar a contaminação cruzada. Agindo assim, os alimentos produzidos de forma segura não representam ameaças à saúde do consumidor, pois mantêm uma qualidade física, química, biológica e nutricional inquestionável." Afirmou Luciene.

Fotos da matéria 22.09.2023.São João-del-Rei Visa

Segurança alimentar e capacitação na pequena agroindústria

O evento reforçou a importância do conhecimento em Segurança Alimentar e da capacitação em implantação da pequena agroindústria no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Técnicos da Emater-MG abordaram temas importantes para a segurança alimentar como: agricultura de pequeno porte, rotulagem e embalagem, instalação da agricultura e manual de boas práticas.

Paralelamente, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fez abordagem sobre processo de habilitação sanitária na agricultura, de produtos derivados do leite, apicultura, avicultura e pecuária. Os técnicos do IMA também apresentaram informações essenciais para garantir a qualidade e a segurança desses produtos, oriundos da pequena produção artesanal na cadeia alimentar.

A referência técnica do Nuvisa, Luciene Mendonça, destacou o compromisso da Gerência Regional de São João Del Rei com a propagação de boas práticas na produção de alimentos de origem artesanal e da agricultura familiar. “Tais eventos cumprem os propósitos de promoção de conhecimento, da capacitação de pequenos produtores artesanais e expansão da agricultura familiar e também importância da colaboração entre as instituições envolvidas, o que reforça o compromisso de todos com a segurança alimentar e o bem-estar dos consumidores. A participação do Nuvisa, da Eater e do IMA neste encontro demonstra o comprometimento dessas instituições no intuito de trabalharem juntas, garantindo que os alimentos que chegam às mesas dos consumidores são seguros, saudáveis e de alta qualidade”, finaliza Luciene.

Por GRS São João del-Rei