Com o objetivo de melhorar a resolutividade da Rede de Urgência e Emergência e otimizar os encaminhamentos dos pacientes da média e alta complexidade para o principal ponto de assistência da macrorregião de saúde Triângulo do Norte, que é o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), uma série de questões estão sendo discutidas dentro da Política Estadual Hospitalar - Valora Minas. Destaque para os 60 leitos de transição em seis municípios da região e ampliação da oferta de cirurgias eletivas pelo Opera Mais, Minas Gerais.

Há dezoito meses, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participa do plano intersetorial de regulação assistencial do Triângulo do Norte, em conformidade com o Plano Diretor de Regionalização (PDR) e a Programação Pactuada Integrada (PPI). O órgão estadual é representado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, com a participação da direção e das coordenações dos núcleos da Atenção à Saúde, Regulação e Central de Regulação. As discussões envolvem também representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberlândia, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e demais convidados, a depender das pautas prioritárias.

Reunião do plano intersetorial de regulação assistencial do Triângulo do Norte

Andrea Carvalho Maia Vieira Castro, referência técnica do núcleo de Regulação da SRS Uberlândia, explica a metodologia do trabalho da equipe, principalmente para monitorar a produção ambulatorial e hospitalar das principais especialidades na alta e média complexidade (cardiologia, traumato-ortopedia e oncologia). “Periodicamente há reuniões para analisar as principais demandas levantadas pela regulação para viabilizar o fluxo de encaminhamento dos pacientes entre os diversos componentes da rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando, de forma equitativa, o atendimento da população dos 27 municípios da região”.

Os dados dos atendimentos são extraídos do SUSFácilMG, que é um software de Regulação Assistencial cujo intuito é agilizar a troca de informações entre as unidades administrativas e executoras dos serviços de saúde de Minas Gerais e do Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), que é do Ministério da Saúde. Além das estatísticas, discute-se os casos clínicos e conforme a grade de referência, são realizados os encaminhados destes e outros pacientes com quadro clínico semelhante que possam ser atendidos nos demais hospitais do SUS da região ou mesmo pelas equipes do Melhor em Casa - Serviço de Atenção Domiciliar e Atenção Primária, aumentando a resolutividade do HC-UFU.

Em mais de vinte reuniões, os entes sanitários conseguiram definir e avançar nas principais prioridades, que são: aumento do percentual de pacientes recebidos pela regulação em relação à demanda espontânea no pronto socorro e qualificação das informações dos laudos.

Castro reforça que o plano irá continuar nos próximos meses. “Sabemos que a capacidade operacional ofertada pelo HC-UFU não é suficiente para atender a demanda dos 27 municípios, por isso a importância de monitorar e qualificar o acesso a serviços que somente o HC-UFU realiza”.

Valora Minas

A SES-MG, por meio da política estadual Valora Minas já repassou R$ 136.675.071,65 para os hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de saúde do Triângulo do Norte nos módulos Valor em Saúde, Plataforma, Novos Prestadores e Novos Vínculos e OtimizaSUS desde dezembro de 2021. Específico para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), o montante foi de R$ 42.937.599,57. Os repasses que aconteceram no ano de 2023, representam cerca de 35% do total do Valora Minas até o momento.

Legenda 1: Reunião do plano intersetorial de regulação assistencial do Triângulo do Norte

Por Lilian Cunha