O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Núcleo de Vigilância Sanitária da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou, no dia 20 de setembro, no auditório Gilberto Campos de Oliveira, a capacitação sobre Monitoramento de Doenças Diarreicas Agudas (MDDA) e Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). O evento teve o objetivo de subsidiar e instrumentalizar o processo de vigilância na investigação do MDDA e atuação em situações de surtos de doenças e agravos de veiculação hídrica e DTHA.

A referência Regional de MDDA, Edilânia Borges Gonzaga da Silva, apresentou o programa, o conceito da doença, fatores que favorecem o aparecimento das diarreias, diagnóstico laboratorial, falou sobre o Sistema de Vigilância para Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas (Sivep–DDA), e sobre o Sistema de Informação para Notificação de Surtos e Doenças Compulsórias (Sinan). “É de extrema importância a realização do monitoramento das doenças diarreicas agudas, bem como a necessidade de agilidade na alimentação fidedigna dos sistemas de informações de acordo com o calendário epidemiológico para a melhor compreensão dos problemas e tomadas de decisões no âmbito do cuidado em saúde”, ressaltou.

A coordenadora de Vigilância Sanitária, Renata Alves de Sousa Campos, tratou sobre o papel da Vigilância Sanitária no processo de investigação epidemiológica de surtos de transmissão hídrica e alimentar (Pies).“As ações de Vigilância Sanitária no Pies–DTHA compreendem a coleta de amostras de alimentos efetivamente envolvidos no surto de DTHA para análise laboratorial, a elaboração de relatórios de inspeção sanitária e a elaboração de relatórios de visita técnica quando o evento ocorrer em residência”, explicou. Além disso, a coordenadora enfatizou que é imprescindível que a notificação seja imediata, atentando ao fluxo de notificação e que o trabalho de investigação deve ser compartilhado e integrado com a Vigilância Epidemiológica e Ambiental.

Capacitação sobre MDDA contou com a participação de 25 municípios

A referência em Saúde Ambiental, Daniela de Jesus Fernandes abordou a atuação da vigilância da qualidade da água para consumo humano, de forma integrada com as ações da Vigilância em Saúde, em situações de surtos de doenças e agravos de veiculação hídrica, como as intoxicações por substâncias químicas. "A ação integrada e articulada entre Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental é primordial na condução  adequada e oportuna das investigações e das ações de prevenção e controle para a redução da morbimortalidade por essas doenças e agravos’’, defendeu.

O evento também contou com a participação da coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria José Letícia Carrissa Leite, e da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Evangélia Moreira de Aguilar.

Por Allan Gomes Campos / Foto: Thaiane Rocha