A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da coordenação de Vigilância em Saúde, promoveu, no dia 15 de setembro, uma reunião regional integrada para discutir medidas de prevenção e controle da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). O evento reuniu coordenadores da Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia dos 34 municípios da área de abrangência da regional, além de profissionais da Unidade Sentinela de Síndrome Gripal da Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Além da abordagem de temas relacionados à saúde, o evento contou com o apoio e participação de técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), que apresentaram aos presentes as responsabilidades e diretrizes de suas respectivas instituições em relação ao enfrentamento da IAAP no território, bem como esclareceram como vem sendo estruturada a rede de comunicação e o fluxo de notificações, de acordo com a competência de cada órgão.

20.09.2023.Diamantina IAAP

A IAAP é uma doença causada pelo vírus Alphainfluenzavirus influenzae, pertencente à família Orthomyxoviridae, que pode infectar aves e mamíferos, incluindo seres humanos. Ela pode ser transmitida por aerossóis respiratórios, fezes e fluidos corporais, seja diretamente, através do contato com aves infectadas (vivas ou mortas), ou indiretamente, por meio de água, fezes, veículos ou objetos contaminados.

“De 15 de maio a 12 de setembro, foram detectados no país 93 focos de IAAP em aves silvestres e 2 em aves de subsistência. As notificações foram realizadas no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia, Paraná e Santa Catarina. Nesse período, 584 pessoas foram expostas a aves prováveis ou confirmadas, das quais 16 estão sendo monitoradas pela área da Saúde”, destacou a enfermeira Ana Elisa Oliveira Lima, Referência Técnica para Vírus Respiratórios da SRS Diamantina.

A médica veterinária do IEF/Jequitinhonha, Fabiane Silva, enfatizou em sua apresentação que “o vírus da influenza aviária faz parte das doenças de notificação obrigatória. Portanto, toda e qualquer suspeita da doença deve ser comunicada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, para que este tome as medidas necessárias para o controle da doença”, reforçou Silva.

A Superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, destacou a importância da reunião entre os órgãos envolvidos para a prevenção da IAAP. “A reunião integrada reforçou o compromisso dos profissionais envolvidos no enfrentamento dessa possível ameaça à saúde pública e à avicultura em nosso território. Vamos trabalhar intensamente para que não ocorram casos de IAAP na região, mas, se acontecer, estaremos preparados para agir de forma coordenada e efetiva. Agradecemos a parceria e apoio de todas as instituições envolvidas nessa ação”, finalizou Cruz.

Por Ricardo Maciel