A convite da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, servidores da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participaram da visita da comissão aos hospitais filantrópicos do sul de Minas Gerais. O objetivo foi conhecer a realidade desses hospitais, possibilitando uma troca de conhecimento e experiências, além de avaliar de perto as condições e entender as demandas das unidades de saúde.

“É uma visita importante porque coloca o Estado de Minas Gerais mais próximo do local onde as coisas acontecem. O secretário Fábio e o governador Zema insistem para que os técnicos participem da rotina assistencial dos nossos pacientes. É também uma visita técnica e, a partir dela, a ideia de que nós criemos planos e ações específicos para resolver problemas e potencializar situações que identificamos como pontos positivos dessas instituições. A região de Pouso Alegre está fortalecida nesse processo de atenção hospitalar com a tendência de melhorar e chegar a outros patamares”, pontuou o subsecretário de Gestão Regional  da SES,  Darlan Venâncio Thomaz Pereira.

A Comissão esteve presente no Hospital Ana Moreira Sales, de Cambuí; Casa de Caridade de Ouro Fino; Hospital Alizira Velano de Alfenas e Santa Casa de Poços de Caldas. No Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, a visita ocorreu na estrutura existente e na obra das futuras instalações do hospital oncológico, que teve início em novembro de 2021 e encontra-se  em fase de acabamento.

19.09.2023.Pouso Alegre Visita Comissão2

A superintendente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, Adriana Aparecida Silva Ferreira, também enfatizou a importância da visita aos hospitais filantrópicos da região. “A visita da Comissão de Saúde Federal foi um momento importante no qual estes membros, pela primeira vez, puderam ver localmente as diversas realidades dos hospitais na região sul de Minas. Foi uma oportunidade para troca de conhecimento e experiências, um momento de grande aprendizado para todos”.

O deputado federal do PL, Osmar Terra, pontuou  o importante papel  de reforçar as atividades de Atenção Primária à Saúde (APS) nos hospitais da região. "A questão é discutir com os prefeitos como está a atenção básica, porque, se a atenção básica funcionar bem, diminui a carga dos grandes hospitais, então são duas coisas que têm que andar juntas", disse.

Participaram da visita o deputado federal Rafael Simões, os deputados federais Osmar Terra, Ismael Alexandrino, Rodrigo Valadares e Frederico de Castro Escaleira; os deputados estaduais Dr. Paulo, Betinho Pinto Coelho e Rodrigo Lopes. Também estiveram presentes o subsecretário de Gestão Regional  da SES-MG, Darlan Venâncio, a superintendente regional de Saúde de Pouso Alegre, Adriana Ferreira, o coordenador de Assistência Farmacêutica da SRS Pouso Alegre, Lucas Botazini, além da secretária municipal de Saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina Pereira da Silva.

Por Otávio Coutinho