A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou, na quinta-feira (14/09), de reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG).

Na ocasião, a equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG apresentou um panorama da Vigilância em Saúde do Trabalhador no estado. Para a referida apresentação, os profissionais consideraram as mudanças recentes no organograma da Secretaria, a partir da publicação do Decreto n° 48.661, e englobando as Resoluções SES-MG vigentes no território, com seus respectivos incentivos financeiros. As resoluções no âmbito da Saúde do Trabalhador são voltadas para o fortalecimento da área no território, incentivando o estabelecimento de rotina e a qualificação das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador em toda a Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

Para Alice Senra, diretora de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, a participação e parceria do controle social nas ações de Vigilância são fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para esse campo. “A ideia é que a nossa participação seja rotineira para manter em dia a atualização das ações executadas no âmbito da Saúde do Trabalhador. E, a partir dessa reunião da última quinta-feira, ficou definido como principal encaminhamento o fortalecimento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), prioridade da SES-MG nas ações de fortalecimento e fomento à política nacional da saúde do trabalhador e trabalhadora no estado.

A Diretoria também apresentou outras iniciativas de fortalecimento da área, principalmente relacionadas às ações de Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador, Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho e de Educação Permanente em Saúde, que são eixos estruturadores dessa área temática.

Por Jornalismo SES-MG