Para receber o certificado de conclusão de curso técnico e estar apto ao mercado de trabalho, os alunos do projeto do Governo de Minas “Trilhas do Futuro”, que oferta gratuitamente cursos de formação profissional, precisam realizar o estágio obrigatório. Para atender a esta demanda, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem buscado apoiar a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), buscando parcerias com os municípios interessados em receber os alunos em suas unidades públicas de saúde para que estes possam realizar os estágios obrigatórios do cursos técnicos da área de Saúde.

Na área da Regional de Ubá, o Trilhas do Futuro oferta o curso técnico de enfermagem no município de Ervália e cerca de 160 alunos estão em diferentes etapas de formação. Segundo o Centro Referencial de Ensino em Saúde de Ervália, escola que ministra o curso, são três turmas em andamento, sendo que os alunos da primeira estão todos encaminhados em estágios, porém, para as outras duas que estão concluindo a fase teórica, será necessário apoio. “O estágio proporciona a oportunidade de desempenhar atividades sob supervisão, a convivência com outros colegas de profissão, crescimento pessoal ao experienciar habilidades como responsabilidades que lhes são conferidas, vivências essenciais para a formação do futuro enfermeiro”,  pontuou Ricardo Frederico de Oliveira Gonçalves, Inspetor da Secretaria Regional de Ensino (SRE) de Ubá.

15.09.2023.Ubá Trilhas do FuturoCom o propósito de possibilitar parceria com os 31 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá e abrir caminhos para a realização dos estágios, foi realizada uma reunião, no dia 14 de setembro, na sede da regional. “A adesão ao projeto é simples, é necessário apenas que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) celebre o Termo de Compromisso com o estagiário designado e providencie a apólice de seguro de vida para garantir a segurança do estudante durante o período de atuação”, pontuou Franklin Leandro Neto, gerente regional de Saúde de Ubá.

O Trilhas do Futuro concede ajuda de custo de R$20 por dia para transporte e alimentação dos estudantes, o que amplia as chances de outros municípios, sem ser aquele que sedia o curso, se beneficiarem da oportunidade. “É um projeto para estudantes e egressos do Ensino Médio com o objetivo de aumentar a chances de inserção no mercado de trabalho de forma qualificada e com maior empregabilidade. Os municípios interessados em receber os futuros profissionais nas unidades de saúde para estágios obrigatórios não terão despesas financeiras e também não precisarão executar pagamentos de bolsas. Essa aproximação com a GRS Ubá será muito útil para que as outras turmas do Trilhas do Futuro tenham portas abertas para conquistarem a conclusão do curso”, disse Josiane Almeida Segheto, superintendente regional de Educação de Ubá.

Sobre o Trilhas do Futuro

O projeto Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), cujo objetivo é oferecer gratuitamente cursos técnicos de formação profissional, como forma de proporcionar  perspectiva de empregabilidade, utilizando a infraestrutura já existente e a expertise de instituições públicas e privadas.

Atualmente, cerca de 130 mil estudantes estão matriculados nas três edições do programa em todo o estado. São 82 opções de cursos ministrados em 283 instituições credenciadas, em 133 municípios mineiros.

Por Keila Lima