Ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro, no anfiteatro da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Unidade Divinópolis), o treinamento para os profissionais que atuam nos programas de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua e Vigiagua) dos 53 municípios da macrorregião de saúde Oeste.

A reunião foi conduzida pela referência técnica do Vigiagua da Superintendência Regional de Saúde de Saúde (SRS) de Divinópolis, Gilmar Santos, com objetivo de esclarecer e orientar os participantes sobre os protocolos do programa para aprimorar o monitoramento da qualidade da água para consumo humano, realizando análises de acordo com as diretrizes dos protocolos oficiais.

Gilmar Santos explica que o  Vigiagua consiste em uma série de ações adotadas pelas autoridades de saúde pública como forma de garantir à população o acesso à água, tanto em quantidade quanto em qualidade, de acordo com padrões de potabilidade definidos pela legislação vigente.

13.09.2023.Divinópolis Vigiagua2

Ainda segundo a referência técnica, o Sisagua, por sua vez, trata de uma plataforma do Vigiagua que tem o objetivo de armazenar informações cadastrais dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento para consumo humano, além do registro das análises realizadas para a vigilância da água, seja das prestadoras ou do setor público. Isto possibilita auxiliar os gestores públicos quanto ao gerenciamento de riscos à saúde que possam estar associados à qualidade da água destinada ao consumo humano.

“O Vigiagua  visa monitorar a qualidade da água tratada em todos os municípios. Já o Sisagua estabelece, por legislação, a frequência e os parâmetros mensais a serem analisados por cada município. Os técnicos municipais, por sua vez, definem os pontos de coleta das amostras e enviam para o Laboratório de Água da SRS Divinópolis, onde serão realizadas as análises de turbidez e microbiológica (Coliformes Totais e E. Coli), além de realizar em campo a análise do cloro residual e a medição da temperatura”, explicou Gilmar Santos, referência técnica do programa na SRS Divinópolis.

Na ocasião, também foram apresentadas algumas funções operacionais do programa,  como o cadastro e a emissão do laudo das análises, que é feita através do programa de Gerenciamento de Amostras Laboratorial (GAL) em cumprimento à diretriz nacional do plano de amostragem, definido pelo Ministério da Saúde (MS). Para o coordenador de Vigilância em Saúde da SRS Divinópolis, Edilberto Santos, a prioridade de reuniões como essas é abordar temas e dificuldades comuns aos vários municípios através de relatos de experiências e esclarecimento de dúvidas.

“Melhorar a qualidade dos bancos de dados é prioridade em nossos trabalhos. Estas reuniões são realizadas para que os processos de trabalho possam estar cada vez melhor organizados. Dependendo das demandas que identificamos, elas são levadas para a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para que os problemas sejam entendidos e para buscarmos parcerias com centros colaboradores de forma a produzirmos e transformarmos dados em informações epidemiológicas,” destacou o coordenador.

Para a referência do programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano do município de Formiga, André Luciano Paixão, o treinamento é uma forma de alinhar as informações. “Com a oficina, o município conseguirá alinhar o trabalho do Vigiagua e, assim, desempenhar um trabalho melhor durante as coletas e monitoramento da qualidade da água”, pontuou a referência do programa do município de Formiga.

A técnica da Vigilância Sanitária do município de São Gonçalo do Pará, Tânia Medeiros, reforçou que a capacitação faz a diferença ao realizar os trabalhos no município. Ela comentou que “o treinamento nos transmite mais segurança, com linguagem clara e objetiva, para executarmos as ações do programa em conjunto com todos os responsáveis por monitorar as informações oferecidas pelo Sisagua”.

Por Willian Pacheco