Com o objetivo de apresentar as atividades mais relevantes da Vigilância em Saúde de 2024, a equipe da Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, no dia (16/12), um encontro para divulgar os trabalhos realizados pela Vigilância em Saúde em 2024.

20.12.2024-Vigilância em Saúde 1-Otávio Coutinho

Na pauta da reunião foram debatidos, entre outros assuntos, o curso sobre Interpretação dos Requisitos ISO 9001/2015, uma norma que traz os requisitos de um sistema de gestão da qualidade, e o trabalho apresentado no 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia: descrição dos atendimentos antirrábicos humanos notificados na Unidade Regional de Saúde.

De acordo com Izaura Mariana Sobreiro, coordenadora da Vigilância em Saúde da SRS, o encontro foi enriquecedor, pois toda equipe pôde compartilhar o que foi mais relevante da Vigilância em Saúde em 2024. “A equipe se dedicou às atividades de rotina e ainda produziu material para divulgação do trabalho realizado para a melhoria das condições de saúde da região. O encontro foi um momento muito importante de reconhecimento dos servidores e troca de experiências", ressaltou.

20.12.2024-Vigilância em Saúde 2-Otávio Coutinho

Segundo a Especialista em Políticas e Gestão em Saúde (EPGS) da Coordenação de Rede de Atenção à Saúde (Cras) da SRS, Amanda Ribeiro de Souza, “o convite da Vigilância em Saúde à Coordenação da Rede de Atenção à Saúde para a reunião de entregas teve como objetivo fortalecer as parcerias entre as equipes, promovendo a colaboração para a melhoria contínua dos serviços, o fortalecimento das ações de saúde no território, a promoção a saúde e a prevenção de agravos”. A EPGS, Claudia Sales,também esteve presente como representante da Cras.

20.12.2024-Vigilância em Saúde 3-Otávio Coutinho
ISO 9001:2015
A ISO 9001:2015 é uma norma que traz os requisitos de um sistema de gestão da qualidade, adotando os princípios de foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento. Traz muitos benefícios para uma organização, tais como: prover serviços que atendam a requisitos do cliente, requisitos estatutários e regulamentares; aumentar a satisfação do cliente; abordar riscos, oportunidades e objetivos; além de demonstrar a conformidade com requisitos especificados.

Estabelece ainda a Auditoria Interna como um processo essencial dentro de sistemas de gestão da qualidade. “Nesse contexto, capacitar os profissionais nas temáticas da gestão da qualidade, como forma de aprimorar seus processos internos e na tentativa de obtenção da certificação da referida norma é de interesse da Administração Pública e uma demanda estratégica da SES-MG”, ressaltou a servidora da Vigilância em Saúde da SRS, Gisele Paula Silva.

Por Otávio Coutinho / Fotos: Otávio Coutinho