A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou, no dia 11/12, o Encontro do Colegiado Regional de Saúde Mental. O evento contou com a presença de profissionais da macrorregião de Saúde Leste que atuam diretamente no cuidado aos usuários dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), e teve como objetivo fortalecer a Política de Saúde Mental e aprimorar a interlocução entre municípios, profissionais e unidades de saúde envolvidas, além de definir estratégias para o aprimoramento da rede.

Entre os profissionais que atuam diretamente no cuidado aos usuários dos serviços da Raps estavam os que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em suas diferentes modalidades; hospitais gerais que possuem leitos de saúde mental; Centros de Convivência e Cultura; Serviços Residenciais Terapêuticos; Atenção Primária à Saúde (APS); Unidades de Acolhimento Adulto e Unidades de Acolhimento Infantil.

18.12.2024-Saúde Mental1-Geovana Ferreira

No encontro, entre os temas destacados estavam as atribuições do Colegiado Regional de Saúde Mental; execução do Plano de Ação da Rede de Atenção Psicossocial; serviços que foram implantados em 2024; desempenho dos Leitos de Saúde Mental em 2024 e apresentação dos serviços habilitados e em funcionamento por microrregiões de saúde.

Houve também a apresentação da Portaria GM/MS Nº 5.500 de 24/10/2024 (ato normativo que traz o reajuste nos valores destinados ao custeio dos Centros de Atenção Psicossocial habilitados pelo Ministério da Saúde) e do fluxo de atendimento da Rede de Atenção Psicossocial.

As pautas que envolvem a governança das Redes de Atenção à Saúde nos territórios regionais, de acordo com Romulo Gusmão, dirigente Regional, serão sempre uma prioridade da SRS Governador Valadares. “Entendemos que é preciso, constantemente, possibilitar encontros entre os profissionais que implementam papéis estratégicos nos serviços, de modo a delinear agendas com oportunidades de melhoria, e a fazer convergir esforços para o aprimoramento dos serviços de saúde”, relata.

18.12.2024-Saúde Mental2-Geovana Ferreira

Romulo Gusmão destaca ainda que a Raps é uma das redes mais complexas da macro Leste e o Colegiado Regional de Saúde Mental. “Em 2025, intensificamos ainda mais esse trabalho com o objetivo de tornar real o SUS ideal também no campo da saúde mental, tendo a integralidade como um referencial máximo de organização dos serviços”, disse.

Para a psicóloga da Atenção Básica à Saúde (APS) de Governador Valadares, Luciana Rocha Pinheiro, o encontro “proporcionou uma discussão sobre os problemas relacionados à saúde mental, permitindo refletir sobre formas de minimizá-los, para que sejamos mais resolutivos e adquirirmos mais conhecimento acerca desse tema”.

Luciana Pinheiro e Deyse Rosa, referência técnica de Saúde Mental da regional de Governador Valadares, ressaltaram a importância da oportunidade de dialogar sobre a saúde mental com muitos os aprendizados sobre orientações e fluxos de atendimento em outras áreas.

Por Geovana Ferreira - estagiária sob supervisão / Fotos: Geovana Ferreira