A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares sediou, no dia 20/8, a realização da terceira etapa do Projeto de Capacitação em Execução Financeira das Políticas de Saúde. A iniciativa teve como objetivo aprimorar as habilidades dos executores, fortalecendo a conexão entre as regionais e o nível central, e forma a promover um ambiente de excelência e eficácia na gestão financeira dos recursos estaduais junto aos municípios.

O projeto foi promovido pela Diretoria de Contabilidade e Finanças, em conjunto com a Diretoria de Convênios e Resoluções, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e contou com a participação de técnicos das regionais de Governador Valadares, Pedra Azul, Coronel Fabriciano e Teófilo Otoni e.

Durante a capacitação, foi revisado todo o processo de execução orçamentária e financeira das políticas de saúde, sendo abordado temas como o cadastro das resoluções, emissão de empenhos, liquidações e pagamentos, ou seja, todos os estágios da despesa pública.

Encontro da terceira etapa do Projeto de Capacitação em Execução de Saúde Pública

A necessidade de criar alinhamentos de condutas e padronização para realização da Execução Orçamentária e Financeira das Políticas de Saúde Pública de forma regionalizada, com o intuito que seja fornecido um serviço efetivo e de excelência, foram os motivadores que incentivaram a execução do projeto.

Para a diretora de Convênios e Resoluções, Thaisa de Aquino Pereira, essa ação é importante pois possibilita que as regionais tenham autonomia no processo da execução orçamentária e financeira, bem como possam replicar o conhecimento adquirido internamente.

“Além da parte técnica, que é a instrução acerca dos procedimentos operacionais, a capacitação tem sido positiva, pois permitiu aos técnicos executores tirar dúvidas e dar sugestões sobre o processo como um todo. Portanto, é importante a capacitação regional para aproximar todos os atores envolvidos no processo”, observou Thaisa Pereira.

Encontro da terceira etapa do Projeto de Capacitação em Execução de Saúde Pública

Josiane Alessandra de Paula, diretora de Contabilidade e Finanças, acredita que a capacitação tem servido de base para ampliação de conceitos e também para o conhecimento da realidade das regionais, além do compartilhamento de boas práticas e uma aproximação maior com os setores da nível central, fazendo assim que a execução financeira fique cada vez mais padronizada e otimizada, resultando em mais transparência e segurança para todos os técnicos e gestores.

A responsável técnica e assessora da Diretoria de Contabilidade e Finanças, Gabrielly Adriane Reis, liderou a criação e o desenvolvimento do projeto que contribui para o fortalecimento e aprimoramento do sistema de saúde pública em Minas Gerais.

Segundo ela, “essas capacitações são importantes na relação entre diretorias e coordenações, além de abrir um leque para novas iniciativas, uma visão ampla para a realidade das regionais e melhor compreensão da capacidade de estrutura física e de recursos humanos de cada regional. Que os frutos desse trabalho continuem a florescer, trazendo bem-estar e saúde para todos os cidadãos do nosso estado”.

A realização das capacitações visa efetivar todo o processo de gestão e execução das políticas de saúde em nível regional, fornecendo às equipes mecanismos e ferramentas necessárias para promover uma execução de serviços públicos de qualidade.

Por Geovana Ferreira - estagiária sob supervisão / Fotos: Geovana Ferreira