Com o tema Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer, teve início, nesta segunda-feira (26/8), em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte, a 4° Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Roges Carvalho dos Santos.

Foto: Rafael Mendes

Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), o evento reúne usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS-MG) de todas as regiões do estado para discutir as propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional de Saúde ainda este ano. 

O tema escolhido reflete o compromisso em promover uma saúde pública de qualidade, valorizando pessoas que tornam o SUS uma realidade.

“É muito importante lembrarmos do papel dos trabalhadores da saúde, do ciclo diário de atendimentos pelo SUS, mas também da necessidade da capacitação constante para mantê-los sempre atuais, e esse é um compromisso do Governo de Minas”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, na abertura do evento. 

“Temos dado ênfase ao manejo e à forma de acolhimento aos usuários para garantirmos que os profissionais de saúde estejam cada vez mais preparados para o atendimento em rede”, reforçou Baccheretti. 

A presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Lourdes Aparecida Machado, ressaltou que conferências são espaços amplos e democráticos de construção coletiva. 

“O Sistema Único de Saúde é a maior política social do nosso país e está em constante construção. E nesta conferência, construída para falarmos sobre trabalhadores e trabalhadoras do SUS, discutiremos educação e saúde como ferramenta de transformação”, pontuou Lourdes. 

“Após 18 anos, municípios e estados brasileiros estão discutindo a política das pessoas que fazem o SUS acontecer, que somos nós, os trabalhadores. Além da importância de discutir as questões dos vínculos trabalhistas, dos recursos, dos planos de cargos, carreiras e salários, também estamos discutindo a educação cotidiana e permanente que se faz no dia a dia”, explicou. 

“Minas Gerais é muito ampla e as pessoas que aqui estão trouxeram propostas consolidadas em seus municípios para serem discutidas e trabalhadas a fim de levarmos uma proposta de Minas Gerais para a pauta nacional do trabalho e da saúde”, concluiu.

Também participaram da abertura da conferência,  a conselheira Nacional de Saúde, Neide Barros da Silva, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto, a superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Aparecida Luiz Ferreira, o vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais, Lucio Alvim, o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Ricardo Assis, e o secretário Municipal de Saúde de Jaboticatubas, Arlen Araújo Marques.

O evento, que leva o nome do conselheiro Roges Carvalho dos Santos, dedicou, em sua abertura, uma homenagem ao psicólogo, filósofo, sindicalista e entusiasta das causas sociais e do controle social na saúde, falecido em março deste ano. 

Debates e propostas

A 4° Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde acontece até nesta quarta-feira (28/8) e conta com a participação de cerca de 600 pessoas entre delegados, convidados e autoridades. 

Ao longo desses três dias, haverá mesas de negociação permanente sobre plano de carreira e violência no trabalho e discussões a partir dos eixos temáticos, além da eleição de delegados que representarão Minas Gerais na Conferência Nacional de Saúde de 2024.

Os debates foram divididos em três eixos. O primeiro é Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde. Já o segundo trabalha a temática Trabalho digno, decente, seguro humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil. E o terceiro eixo é Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Programação

Nesta terça-feira (27/8), os participantes passarão o dia em trabalho de grupos para debater e definir as propostas a serem levadas à plenária, que será realizada na quarta-feira (28/8). No último dia, também haverá a eleição da delegação que vai representar Minas Gerais na Conferência Nacional de Saúde. 

A abertura completa e apresentação dos eixos temáticos da 4° Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Roges Carvalho dos Santos está disponível no canal do Conselho Estadual de Saúde no YouTube, onde também será transmitida ao vivo a plenária final e eleição da delegação, a partir das 8h do dia 28/8:  www.youtube.com/@conselhodesaudemg.

Conferencinha

Para garantir a participação dos delegados que possuem filhos e netos pequenos e não têm com quem deixá-los, foi criada a Conferencinha, um espaço de imersão dentro da Conferência onde as crianças são envolvidas em atividades didáticas, culturais e recreativas para estimular seu desenvolvimento intelectual e criativo, promovendo a consciência cidadã e a defesa da saúde e do SUS.

Os pequenos participantes são chamados de delegados mirins e também receberão certificados de participação. Nesta edição, foram inscritas 17 crianças.

 

Por Jornalismo SES-MG