A Gerência Regional de Saúde de Itabira, por meio da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde (Cras), realizou, nesta terça-feira (20/8), a primeira reunião ordinária do Comitê Gestor Regional da Rede de Atenção em Oncologia de Itabira. O encontro marcou o início de um esforço coletivo para consolidar o comitê como um espaço formal de discussão e implementação de adequações permanentes que visam fortalecer a Rede de Atenção em Oncologia da região.

De acordo com Tatiana Gomes Vieira Fonseca, referência técnica em alta complexidade da GRS Itabira, o comitê conta com representantes da GRS Itabira, de secretarias municipais de saúde e da Comissão Municipal de Encologia. Ele foi criado com o objetivo de melhorar a qualidade do acesso e do tratamento dos pacientes oncológicos.

23.08.2024-Oncologia1-Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde-GRS Itabira

“A colaboração entre diferentes setores e representantes é essencial para enfrentar os desafios relacionados ao diagnóstico e tratamento do câncer. O comitê está comprometido em desenvolver processos que assegurem que os pacientes recebam o atendimento necessário de forma ágil e eficaz”, explicou Tatiana Fonseca.

Durante a reunião, foram debatidas diversas estratégias voltadas para a detecção precoce do câncer e a agilização do fluxo de acesso dos pacientes aos serviços de oncologia. Tatiana informou que "existe uma expectativa muito boa de avançar, de realizar reuniões com os profissionais dos municípios, visando trazer propostas de melhoria no fluxo de acesso".

Desafio
Um dos principais desafios discutidos no comitê foi a necessidade de diagnosticar o câncer de forma mais rápida nos municípios, para que os pacientes tenham acesso mais cedo ao tratamento especializado. A preocupação foi reforçada pela constatação de que muitos pacientes chegam à Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Itabira com a doença já em estágio avançado, o que limita as opções de tratamento curativo, muitas vezes restringindo o atendimento a cuidados paliativos

23.08.2024-Oncologia2-Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde-GRS Itabira

Plano de ação
O comitê também deu início à elaboração de um plano de ação que inclui a realização de uma reunião de alinhamento com os profissionais dos municípios ainda este ano e uma oficina de capacitação no início do próximo ano. Essas iniciativas, segundo os membros do comitê, visam a simplificação e divulgação do fluxo de acesso, garantindo que os usuários tenham o tratamento mais precoce possível, com uma maior chance de cura.

A referência técnica em Alta Complexidade da GRS Itabira, Tatiana Gomes Vieira Fonseca, que coordenou os trabalhos, informou que a próxima reunião do comitê está agendada para novembro deste ano, quando será feita a revisão das propostas e o avanço do cronograma de ações.

“Estamos confiantes de que, com o plano de ação bem estruturado e as etapas já em andamento, conseguiremos atingir nossos objetivos. As reuniões e capacitações previstas serão fundamentais para alinhar as expectativas e garantir a eficácia das ações. Continuaremos comprometidos com o progresso do projeto, assegurando que todos os envolvidos estejam capacitados e alinhados com as metas estabelecidas”, finalizou Tatiana.

Por Flávio A. R. Samuel / Fotos: Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde (Cras)-GRS Itabira