A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal foi realizada no período de 1º de julho a 14 de agosto na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni. Dos 32 municípios pertencentes à unidade regional, 23 alcançaram a meta de 90% de cobertura vacinal contra a raiva em cães e gatos.

A referência técnica em zoonoses da unidade, Maryana Prates, destacou que quase 126 mil animais foram vacinados na região, em 45 dias de campanha, com 96,3% de cobertura dos cães e 95,4% dos gatos. “Esse resultado é fruto da dedicação e trabalho conjunto das equipes de Vigilância Epidemiológica dos municípios”, pontuou Maryana. A referência ressaltou ainda que a raiva é uma doença considerada agressiva e fatal em quase 100% dos casos. “A vacinação anual é a forma mais eficaz de prevenir a disseminação da raiva entre esses animais e, consequentemente, entre humanos”, declarou.

Segundo Maryana Prates, é possível ter acesso à vacinação antirrábica animal mesmo após a campanha. “Basta procurar as secretarias municipais de saúde e informar se há ou não vacina disponível no estoque da unidade”, explicou Prates.

Êxito na vacinação
Novo Oriente de Minas obteve êxito na vacinação antirrábica animal 2024. O município ultrapassou a margem dos 100%, com 116,42% de cobertura vacinal dos cães e 144,03% dos gatos. Foram 4.081 animais vacinados A coordenadora de Endemias, Farliany Pereira Gomes, explicou que, para alcançar esse resultado, o município investiu muito em divulgação fazendo com que a informação chegasse de fato à população. Além disso, os Agentes de Controle de Endemias (ACEs) fizeram a vacinação casa a casa e em pontos estratégicos da cidade e realizaram o Dia D para atender especialmente, os trabalhadores do comércio. “Fizemos um planejamento que contemplou toda logística de transporte, recurso humano e divulgação. Assim conseguimos atender todo público”, declarou Farliane.

Por Déborah Ramos Goecking / Fotos: Agentes de Centrole de Endemias dos municípios