A reunião mensal do Comitê da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Noroeste foi realizada na segunda-feira (19/8), de forma híbrida, com a presença de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (Cisreuno), Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) e Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Na ocasião participaram ainda 11 gestores municipais. A proposta de ampliação de frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Carmo do Paranaíba, que será objeto de pactuação em CIB Macro, foi abordada no encontro.

Na oportunidade, a secretária executiva do Cisreuno - consórcio que gerencia o Samu Regional Noroeste -, Daiany Matos, contextualizou sobre o cenário do Samu na região e mostrou dados da série histórica no município, referentes às ocorrências e transferências que necessitam de Unidade de Suporte Avançado (USA). O município de Carmo do Paranaíba possui apenas uma Unidade de Suporte Básico (USB).

Daiany Matos ainda destacou que os recursos investidos foram oriundos do rateio dos municípios. “Foi aprovado em assembleia geral a aquisição de equipamentos e ambulância para a ampliação da Unidade de Suporte Avançado, e estamos no processo de equipar a ambulância para o início do funcionamento”, enfatizou.

22.08.2024-Rede de Urgência e Emergência-Thalia Fernandes Oliveira

Durante a reunião, a superintendente regional de Saúde de Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro, abordou os assuntos pendentes na última reunião do comitê referentes ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) e à Fhemig. Os principais assuntos debatidos foram o transporte do paciente com alta, melhorias no registro do SUSFácilMG, estratégias de comunicação, projetos que serão entregues pela Fundação Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) - (organização social que gere o HRAD - como o matriciamento na ortopedia, transparência da fila de espera e estratégias para gestão de leitos.

Representando a Fhemig, Maria Tereza Jabour, gerente de Monitoramento de Parcerias, disse que serão encaminhadas para a unidade regional planilhas de acompanhamento da fila de espera em ortopedia por especialidade, com objetivo de aprimorar o monitoramento e gestão da fila.

O Comitê da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Noroeste conta com membros da SRS Patos de Minas, gestores municipais, conselho municipal e estadual de saúde, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros.

Por Thalia Fernandes de Oliveira / Fotos: Thalia Fernandes de Oliveira