Cerca de 90 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de toda a macrorregião Leste de Minas Gerais participaram de uma capacitação presencial voltada ao tratamento do tabagismo para que este tratamento possa ser ampliado nos municípios. O treinamento foi realizado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares e faz parte das ações do Programa Nacional de Controle e Tratamento ao Tabagismo e teve como objetivo aprimorar o atendimento aos pacientes tabagistas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A capacitação envolveu áreas técnicas como a Rede de Atenção à Saúde, E-SUS e Assistência Farmacêutica, abordando a perspectiva multidisciplinar no cuidado ao tabagista, considerando sua complexidade. Esta ação está integrada a diversas iniciativas, como o Programa Saúde na Escola (PSE), que visa a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, além de políticas de Promoção da Saúde e Equidade.

A expectativa é garantir a ampliação da oferta integral de cuidado ao cidadão, já no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, favorecendo sua qualidade de vida, entregando valor em saúde. Além disso, visa a redução da morbimortalidade associada ao consumo de derivados do tabaco e melhorar os indicadores de qualidade da gestão da APS.

Capacitação para profissionais de saúde da macro Leste no combate ao tabagismo

A organização da ação foi motivada pela oferta, ainda frágil, da disponibilização de tratamento ao tabagismo em alguns municípios e pelo déficit nos registros dos atendimentos realizados, tanto individuais quanto coletivos, na Atenção Primária à Saúde. Com essa ação, espera-se não apenas a ampliação dos grupos de tratamento ao tabagismo na região, mas também um aumento significativo nos registros desses atendimentos, contribuindo para uma gestão mais eficaz da saúde pública e para a melhoria dos indicadores de qualidade na Atenção Primária.

Segundo Cintia Teixeira, psicóloga da Equipe Multiprofissional de Governador Valadares, o tabagismo, além de ser uma doença, é um fator de risco significativo para outras condições graves, como doenças cardiovasculares, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e diversos tipos de câncer. Esses riscos reforçam a necessidade de intervenções eficazes.

A psicóloga ressalta que o treinamento foi um evento relevante para reforçar o tratamento ao tabagismo nos municípios da macrorregião. Segundo ela, “A iniciativa é um importante espaço para trocar experiências com outros profissionais e as capacitações deveriam ser realizadas com mais frequência, dado o impacto positivo que têm no aprimoramento profissional e no fortalecimento das ações de saúde pública”.

Entre os principais temas abordados, a enfermeira Fernanda Pamponet, referência técnica do Programa de Tabagismo, destacou as metodologias de abordagem breve e intensiva ao tabagista. “Os participantes tiveram a oportunidade de dramatizar as sessões de tratamento, o que facilitou o entendimento de como conduzir as reuniões nos grupos de tabagismo”.

O processo de registro no sistema e sua relevância para o acompanhamento do tratamento e a gestão dos resultados do programa foi abordado pela farmacêutica Milena Zampier, referência do E-SUS.

Além disso, a farmacêutica Patrícia Balbino ressaltou que teve a oportunidade de conhecer mais sobre o tratamento medicamentoso, abordando a importância de calcular corretamente o grau de dependência dos tabagistas e a administração de dispositivos eletrônicos com alto teor de nicotina.

Jéssica Oliveira, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Goiabeira, observou que a capacitação a deixou motivada para implementar as práticas aprendidas no dia a dia de trabalho no município. Ela enfatizou que a capacitação foi essencial para garantir que o grupo de tabagismo em seu município funcione da maneira mais eficaz possível.

Por Sarah Monteiro - estagiária sob supervisão / Fotos: Sarah Monteiro