A saúde mais perto de casa, com mais tempo e qualidade de vida. Esse é o objetivo do Governo de Minas. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiu R$ 1 milhão na implantação do serviço de terapia renal substitutiva, com a compra de equipamentos para a Clínica de Hemodiálise Denilson Honório da Silva, em João Pinheiro. Com isso, a vida do motorista e aposentado Isak Manoel dos Reis, 71 anos, irá mudar, assim como a de outros 70 mil mineiros.

Antes, o serviço de hemodiálise mais próximo ficava em Patos de Minas, o que demandava um deslocamento superior a duas horas. Ao longo de 13 anos, o motorista aposentado, que mora em João Pinheiro, conta que ia à Patos de Minas três vezes por semana para fazer hemodiálise. “Eu me levantava às seis horas. Rodava duas horas na rodovia, almoçava em um restaurante e entrava para a hemodiálise. Durante a sessão tudo é bom, o difícil é a hora que você saia da hemodiálise, tremendo, cansado e tem que entrar num carro e rodar duas horas para chegar em casa, é difícil”.

O aposentado Isak Manoel dos Reis, 71 anos, que fazia hemodiálise três vezes por semana em Patos de Minas agora poderá fazer o procedimento em João Pinheiro, município onde reside

Com o tratamento mais perto de casa, Isak Manoel comemora a oportunidade de ter uma qualidade de vida melhor. “O que eu gastava o dia todo para ir em Patos de Minas fazer hemodiálise, agora eu posso receber uma visita, ir ao banco, cuidar das minhas coisas”, enfatiza. O aposentado afirmou ainda que a hemodiálise é para ele um segundo tempo de vida, pois, sem ela, já não estaria mais vivo, como outros familiares dele que tiveram problemas nos rins.

Saúde perto e qualidade de vida
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, ressaltou que a política estadual para redução de vazios assistenciais é uma meta da atual gestão. A história de Isak Reis se repete em outros locais do estado, muitas vezes em condições ainda mais graves, com deslocamento de mais quatro horas, três vezes por semana.

Clínica de hemodiálise inaugurada no município de João Pinheiro

Fábio Baccheretti observou que a hemodiálise é essencial para um tratamento humanizado e para a qualidade de vida dos pacientes, “poder trazer estes serviços para perto das pessoas diminui o desgaste do deslocamento”. Ele lembrou ainda que o aposentado Isak Reis, que fazia hemodiálise às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, vai poder reprogramar a sua vida. “No sábado, agora, em vez de ficar na estrada, ele vai poder ficar na feira, poder andar na cidade, ter um novo momento para ele e para família”.

A SES-MG participou, nesta quarta-feira (21/8), da inauguração da clínica que vai atender toda a microrregião. Serão mais de 70 mil pessoas beneficiadas nas cidades de Brasilândia de Minas e Lagoa Grande, além de João Pinheiro. O investimento, de acordo com a Deliberação CIB-SUS/MG nº 4286, de 25 de julho de 2023, vai possibilitar preencher um vazio assistencial na região para a doença renal crônica.

De acordo com Dália Lina de Moraes, diretora administrativa da Clínica de Hemodiálise recém-inaugurada, serão atendidos neste primeiro momento entre 40 e 60 pacientes, mas o serviço poderá atender até 80 pessoas. Segundo ela, “agora estamos passando de um serviço de média complexidade para alta complexidade, mas o mais importante é oferecer uma qualidade de vida aos pacientes”.

Investimentos na saúde em Araxá
O secretário Fábio Baccheretti visitou também, nesta quarta-feira (21/08), a Santa Casa de Saúde de Araxá, onde recursos estaduais no valor de R$ 1.203.313,00 possibilitaram a aquisição de um mamógrafo. Além da instituição, o secretário visitou locais importantes para a assistência à saúde no município, passando pelo terreno onde há previsão de construção de um novo hospital municipal. Esteve também, na sede do Corpo de Bombeiros, onde ficará localizada a base do Samu Regional.

Investimentos estaduais possibilitaram a aquisição de um mamógrafo para a Santa Casa de Araxá

De acordo com o secretário, o município tem recebido atenção da SES-MG com relação à resolubilidade hospitalar de média complexidade, por isso, conhecer a Santa Casa e entender o futuro hospital, que pode ser construído com o município, é importante para o planejamento. Além disso, Fábio Baccheretti observou que “é satisfatório conhecer o local onde será construída a base do Samu, o último Samu regional que ainda não temos no estado, e saber que aqui vai ter uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), atendendo de forma ágil e levando os pacientes aos locais certos, reorganizando a saúde no município.”

O recurso estadual de 18,5 milhões, para estruturação, padronização, aquisição de equipamentos e ambulâncias do Samu regional, já está em conta, sendo executado por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Triângulo Sul (Cistrisul).

A superintendente regional de Saúde, Ana Maria de Oliveira Bernardes, reforçou a importância da visita da SES-MG, afirmando que as tratativas para melhorias futuras, visando aumento na resolutividade assistencial, de média e alta complexidade, são muito necessárias para Araxá e a microrregião. Segundo ela, “o secretário Fábio compreende que existe a necessidade dessa ampliação, para que se reduza a dependência da sede da macrorregião de Saúde de Uberaba.”

Por Thalia Fernandes de Oliveira com colaboração de Sara Braga/ Fotos: Daniela Oliveira – Prefeitura Municipal de João Pinheiro - e Maíra Lemos – SRS Patos de Minas - e Sara Braga 0 SRS Uberaba